A Lei de Moore diz que a cada dois anos os chips conseguem ter o dobro de transístores, tornando os computadores e telemóveis cada vez mais poderosos. 💻⚡
Ah, a lei que guiou todos os avanços tecnológicos das últimas 3 décadas…
A Lei de Moore: “o número de transístores num circuito integrado duplica a cada 2 anos.”
Mas, o que raio significa isso?
A lei de Moore explicada para crianças: a cada 2 anos podes meter o dobro dos brinquedos na tua caixa de brinquedos, sem teres de mudar para uma caixa maior.
Isto explica o porquê de termos telemóveis modernos mais poderosos do que o indestrutível Nokia 3310 e mais poderosos do que os computadores que levaram os astronautas à Lua!
Esta lei empírica, assim chamada em honra ao cientista que a descobriu, manteve-se constante nas últimas décadas, levando a processadores cada vez mais poderosos em todos os computadores, telemóveis, eletrodomésticos e tudo o resto. Se hoje todos os aparelhos eletrónicos são “inteligentes”, é graças à Lei de Moore. No entanto, não há nenhuma garantia de que a Lei de Moore será verdade para sempre… eventualmente os chips eletrónicos serão tão minúsculos que será cada vez mais difícil duplicar o número de transístores num circuito integrado!
Então, tu estás a pensar, "O que raio é o Banco de Portugal?" ou "Porque é que o Pai Natal tem um rally no mercado?"
É por isso que o ABC do Dinheiro está aqui para responder a essas perguntas e muito mais. Vamos desmistificar o complexo mundo das finanças e economia contigo.
Afinal, quem disse que falar de dinheiro tinha de ser chato?
Aqui, vais aprender e rir ao mesmo tempo. Bora lá!








