1 de Novembro de 2025

Boa tarde, coisinha sexy!
Nesta semana escrevemos sobre a empresa mais valiosa do mundo (e umas cervejinhas), sobre a bolha da IA e sobre o novo corte dos juros da Fed.
Vamos lá!
PSI 1,34% | STOXX600 -0,68% | S&P500 -0,20% | NASDAQ 0,71% |
EUR/USD -0,49% | OURO -1,68% | CRUDE -1,04% | BITCOIN -3,14% |
NVDA 6,61% | PLTR 6,06% | AAPL 2,13% | JMT 10,38% |
Dados obtidos às 11:35 do dia 1 de novembro de 2025. Definições no final da nauta.
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio

A notícia mais importante da semana: a Reserva Federal cortou as taxas de juros!
Por esta altura já percebes mais disto do que nós, portanto cá vai a versão resumida: A Reserva Federal dos Estados Unidos da América (Fed, para os amigos), o banco central do país, voltou a cortar as taxas de juro que agora estão entre os 3,75 e 4%.
Ou seja, os líderes da Fed acham que o mercado de trabalho norte-americano está a enfraquecer e que isso é mais relevante do que a inflação. Os novos cortes prometem animar os mercados (e em especial o mercado de trabalho), ao mesmo tempo aumentando a inflação.
Não terá sido uma decisão fácil uma vez que, como já antes tínhamos escrito, o encerramento da Administração dos EUA resultou numa escassez de dados estatísticos essenciais para que a Fed tomasse as suas decisões.
Com este contexto, há quem critique a decisão de cortar agora as taxas de juro e o principal argumento é que, dada a ausência de dados, poderá ser prematuro dar mais importância ao mercado de trabalho (que até está em boas condições, embora a piorar) do que à inflação.
Entretanto, a equipa de Trump já tem um top 5 de escolhas para substituir o atual Presidente da Fed, o último adulto com poder nos EUA.
Olho no fogão: a suposta bolha da Inteligência Artificial continua a aumentar…
Só o tempo dirá se o hype e os investimentos em Inteligência Artificial (IA) resultarão numa bolha. Por aqui ficam os últimos desenvolvimentos:
Segundo um analista, os investimentos em IA são 17x superiores aos investimentos da bolha dos dotcom (no início dos anos 2000) e 4x superiores aos investimentos da bolha à volta dos subprime (crise de 2007 e 2008).
Para colmatar a escassez de energia para os data centres que suportam a IA, a Google anunciou um acordo para reativar uma Central Nuclear.
A Amazon prepara-se para despedir 30 mil pessoas.
As receitas da Microsoft superaram as expectativas e a empresa irá investir 30 mil milhões de dólares em IA. Entretanto, a Microsoft já detém 27% da OpenAI.
A xAI de Elon Musk lançou a Grokipedia, uma enciclopédia feita via IA para competir com a Wikipédia.
A PayPal fez um acordo com a OpenAI para tornar-se o primeiro serviço de pagamentos inserido no ChatGPT.
A OpenAI começou a preparar-se para entrar nas bolsas… com uma avaliação de 1 milhão de milhões de dólares. Neste momento a empresa está avaliada em 500 mil milhões e tem receitas anuais que não chegam a 20 mil milhões.
No meio disto tudo, não é surpreendente que analistas se questionem sobre os investimentos “circulares” à volta da IA e a tal bolha à “espera de rebentar”.
Michael Burry, o lendário investidor que acertou e lucrou na crise dos subprime, voltou a aparecer para sugerir que, em algumas bolhas, o melhor é mesmo não participar.
Em breve: A Warner Bros. Discovery, dona da HBO, prepara-se para ser vendida, com o chefe da Paramount (filho do CEO da Oracle Larry Ellison) a propor uma compra por 58 mil milhões de dólares. A Netflix também poderá tentar comprar a Warner.
No nosso retângulo: a Galp, a petrolífera portuguesa, alcançou os melhores resultados de sempre nos primeiros 9 meses do ano - atingiu um lucro de 973 milhões de euros até setembro. Porém, a estrela da semana foi a Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, cujos lucros aumentaram 10% - resultado que fez a ação disparar 11,43% para um dos melhores dias em bolsa na história da empresa.
EMPRESAS
A NVIDIA, a Samsung e a Hyundai entram num bar…
A alma do negócio é partilhar frango frito com os amigos!?
Numa era de colaborações “estranhas” como a colaboração da atriz Sydney Sweeney com a American Eagle e agora a colaboração da Aston Martin com a… Toy Story, a NVIDIA volta a dar que falar.
É que a empresa mais valiosa do planeta, agora avaliada em 5 milhões de milhões, está metida em múltiplas parcerias com empresas no setor da Inteligência Artificial e também noutros setores. Aqui ficam alguns exemplos recentes:
Fez uma parceria com a Palantir, uma empresa super-secreta que utiliza a IA para suportar a Defesa e as secretas dos EUA.
Investiu mil milhões de dólares na Nokia, cujas ações subiram 22% com a notícia.
Aliou-se à Stellantis, à Uber e à Foxconn para lançar robotáxis em 2028.
Juntou-se à farmacêutica Eli Lilly para construir um supercomputador capaz de acelerar a descoberta de medicamentos através da IA.
Nada disto é propriamente normal, mas a primeira empresa a chegar aos 5 milhões de milhões de dólares - poucos meses depois de chegar aos 4 - não é uma empresa normal.
E foi no final desta semana que as coisas ficaram ainda mais estranhas: numa visita à Coreia do Sul, o CEO da NVIDIA Jensen Huang encontrou-se com os líderes das gigantes Samsung e Hyundai… num restaurante de frango frito!
Chimaek - frango frito e cerveja - não é a forma mais comum para celebrar acordos entre multinacionais, mas dado a viralidade do evento, parece ter resultado. Para além de comer e beber (e pagar rodadas ao pessoal), os executivos brindaram às novas parcerias entretanto anunciadas:
A NVIDIA e a Samsung vão construir uma fábrica de IA com 50 mil chips.
A NVIDIA e a Hyundai também vão desenvolver uma fábrica de IA para produzir avanços na mobilidade.
CANTINHO DE EMPREENDEDORISMO
Portugal, o paraíso dos data centres.
💾 A norueguesa CTS e a norte-americana Eaton vão investir 50 milhões de euros em Viana do Castelo, criando uma fábrica inovadora para soluções energéticas de data centers. O projeto irá gerar 500 novos empregos e posicionará Portugal como referência global em tecnologia sustentável. Cerca de 90% da produção será exportada, reforçando o papel da região na economia e na indústria tecnológica mundial.
📊 A britânica AtlasEdge completou uma ronda de 253 milhões de euros para financiar dois data centers (LIS001 e LIS002) em Lisboa, reforçando a capacidade tecnológica nacional com 21,1 MW e apostando em energia 100% renovável. A empresa prevê ainda um terceiro centro e receção de clientes já no LIS001, com potencial de crescimento para mais de 500 milhões investidos em Portugal nos próximos anos.
Rapidinhas
Os prémios de produtividade de até 6% da retribuição base anual terão de ter em conta os subsídios de natal e férias, uma vez que o seu "pagamento é obrigatório", esclareceu a AT. Apesar de estarem isentos de IRS, têm de fazer retenção.
Miguel Alves, do Fundo Europeu de Investimento, será o novo administrador financeiro do Banco de Fomento.
Apesar do mercado de habitação continuar em alta, algumas das freguesias mais procuradas de Lisboa e Porto têm os preços em queda consecutiva há vários trimestres. Os dados do INE apontam que se deve à entrada massiva de casas novas no mercado.
Esta terça-feira foi aprovado, em votação final global, um projeto que visa proteger o direito de propriedade e punir de forma célere e com penas agravadas quem proceder à ocupação ilegal de imóveis.
Segundo o Banco de Portugal, o Estado já garante um em cada quatro novos créditos à habitação. Até setembro, foi utilizada 40,3% da dotação disponibilizada para a garantia pública, num montante global de 478 milhões de euros.
Lembras-te do Clippy, o assistente do Microsoft Office que te ajudava no Word? Ele está de volta (quase)! A Microsoft vai lançar o Mico, a versão IA do Clippy para o Copilot no modo de voz. O lançamento apenas estará disponível nos EUA.
NAUTA DA SEMANA
Beyond Vision
A portuguesa Beyond Vision acaba de desbloquear um contrato de 15 milhões de euros nos EUA para entregar 300 drones de emergência até 2028. A ideia é simples: quando há um acidente, em vez de esperares 20 a 30 minutos por uma ambulância, um drone pode chegar lá em cinco minutos. A empresa passou de faturar 2,4 milhões em 2024 para uma previsão de 20 milhões este ano. Nada mau para quem começou em Portugal a voar baixinho.
O que é a Beyond Vision?
A Beyond Vision desenvolve drones de alta autonomia e inteligência operacional. Os modelos enviados para os EUA têm autonomia de 40 minutos, câmaras diurnas e térmicas, e transportam até 1,5 kg. Ficam guardados em dock stations que abrem automaticamente em caso de emergência quase como drones “prontos a arrancar” 24/7.
Plano para o futuro:
A Beyond Vision vai abrir em 2027 uma fábrica nos EUA, com um investimento de 50 milhões de euros, para produzir futuros equipamentos localmente. O objetivo é escalar rápido: chegar aos 800 colaboradores até 2035 e consolidar o seu papel como referência global em drones de emergência.
RECOMENDAÇÃO
Como matar dívidas sem matar o brunch
Se a tua carteira tem estado em modo ghosting e as dívidas aparecem mais rápido do que reels de gatinhos, calma. Sair do buraco não é vender o rim no OLX, mas sim seguir uns passos simples. Neste artigo do Luís Garcia encontras um plano em 6 etapas para voltares a controlar o game: perceber o que deves, organizar o orçamento, escolher a melhor estratégia para atacar as dívidas (avalanche e bola de neve não são cocktails, mas quase), e até negociar com o banco sem tremer como se estivesses a explicar ao teu senhorio porque queres pagar a renda dois dias depois.
ABC DO DINHEIRO
F.I.R.E.
F.I.R.E. (Financial Independence, Retire Early, ou “Independência Financeira, Reforma Antecipada”) é uma abordagem à gestão financeira que incentiva as pessoas a alcançar independência financeira e, potencialmente, reformar-se mais cedo do que o habitual. Os adeptos do movimento seguem uma estratégia disciplinada de poupança e investimento com o objetivo de acumular rendimentos passivos suficientes para viver confortavelmente, reduzir a dependência do trabalho e priorizar a liberdade e a qualidade de vida.
No adeus desta edição celebramos o Dia da Poupança, que foi ontem, relembrando que o segredo de uma boa carteira, antes de quaisquer investimentos, depende de uma boa poupança!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!
Memes

CEO da NVIDIA em Portugal, provavelmente.

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a NVIDIA, PLTR para a Palantir, AAPL para a Apple e JMT para a Jerónimo Martins.
A nauta é uma newsletter semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.






