Margin call é quando a corretora exige que o investidor deposite mais dinheiro ou venda ativos para cobrir perdas, evitando que a conta de margem fique abaixo do mínimo exigido. ⚠️

Definição Rapidinha

O termo margin call descreve a exigência feita por uma corretora a um investidor para que este deposite fundos adicionais ou liquide ativos, de forma a restabelecer a margem mínima exigida numa conta de margem.

Ocorre quando o valor dos ativos financiados com recurso a crédito cai abaixo de um determinado limite. Se o investidor não cumprir, a corretora pode vender ativos automaticamente para cobrir o défice.

O termo continua uma confusão? Não te preocupes, para nós também! Por isso, aqui fica uma recomendação ilustrativa:

Com o estupendo título em português de “O Dia Antes do Fim”, o filme Margin Call conta a história de vários funcionários de um banco de investimento americano, dias antes da crise financeira de 2008. Quando um analista descobre que grande parte dos ativos do banco estão sobre-financiados, e que se o preço deste ativos descer haverá uma enorme margin call que irá levar o banco praticamente à bancarrota, decisões morais e financeiras têm de ser feitas que irão testar não só a ética das personagens, como a sua reputação.

E se achares que isto é demasiado real para ser verdade, fica a saber que embora esta não seja uma história verídica, é baseada no curso de ação da Goldman Sachs pré-crise do Subprime.

 

Então, tu estás a pensar, "O que raio é o Banco de Portugal?" ou "Porque é que o Pai Natal tem um rally no mercado?"

É por isso que o ABC do Dinheiro está aqui para responder a essas perguntas e muito mais. Vamos desmistificar o complexo mundo das finanças e economia contigo.

Afinal, quem disse que falar de dinheiro tinha de ser chato?

Aqui, vais aprender e rir ao mesmo tempo. Bora lá!

Equipa da nauta