As obrigações são empréstimos feitos por investidores a empresas ou Estados, que pagam juros regulares e devolvem o valor emprestado no final do prazo. 💵📈

Definição Rapidinha

As obrigações são uma forma de empréstimo: quando uma empresa ou um Estado precisa de dinheiro, pode pedi-lo aos investidores através da emissão de obrigações. Em troca, essa entidade compromete-se a pagar um juro regular e, no final de um determinado prazo, devolver o valor emprestado.

As obrigações são consideradas investimentos de rendimento fixo, pois os rendimentos gerados são, geralmente, previsíveis.

Tal como as ações, as obrigações são uma das principais formas de investir. Quem compra uma obrigação torna-se credor da entidade que a emitiu.

As obrigações tendem a tornar-se mais atrativas quando as taxas de juro sobem, porque oferecem melhores retornos. Cada obrigação tem uma data de vencimento e é nessa altura que o investidor deve receber de volta o valor total emprestado. Se isso não acontecer, diz-se que houve incumprimento.

Então, tu estás a pensar, "O que raio é o Banco de Portugal?" ou "Porque é que o Pai Natal tem um rally no mercado?"

É por isso que o ABC do Dinheiro está aqui para responder a essas perguntas e muito mais. Vamos desmistificar o complexo mundo das finanças e economia contigo.

Afinal, quem disse que falar de dinheiro tinha de ser chato?

Aqui, vais aprender e rir ao mesmo tempo. Bora lá!

Equipa da nauta