• nauta
  • Posts
  • Porque é que as Gigantes Tecnológicas são uma M*rda?

Porque é que as Gigantes Tecnológicas são uma M*rda?

UE e EUA perto de acordo, Sydney Sweeney a dominar os mercados e muito mais!

26 de Julho de 2025

Boa tarde, coisinha sexy!
Nesta semana escrevemos sobre a queda de qualidade das plataformas online , sobre o acordo entre a UE e os EUA e sobre o efeito de Sydney Sweeney nos mercados financeiros.
Vamos lá!

PSI 0,23%

STOXX600 0,54%

S&P500 0,99%

NASDAQ 0,35%

EUR/USD 0,45%

OURO -0,56%

CRUDE -1,71%

BITCOIN 0,38%

AEO 16,47%

TSLA -5,49%

EDPR 2,68%

GALP 3,20%

Dados obtidos às 12:55 do dia 26 de julho de 2025. Definições no final da nauta.

MERCADOS FINANCEIROS

Praça do Comércio

Tarifas da UE vs Sydney Sweeney, o que farão as ações? Imagem promocional retirada do site da American Eagle.

A notícia mais importante da semana: a União Europeia quer tarifas de 15%... e sim, isto é uma ameaça!

Caso os Estados Unidos da América (EUA) e a União Europeia (UE) não cheguem a acordo até dia 1 de agosto, entrarão em vigor as tarifas gerais de 30% ameaçadas por Donald Trump.

Depois de mais de um mês de negociações, com ameaças e contra-ameaças, os oficiais da UE estão confiantes de que conseguirão um acordo de tarifas generalizadas de 15% (semelhante ao novo acordo dos EUA com o Japão). Caso se confirme o acordo - a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, encontrar-se-á com Donald Trump este fim de semana na Escócia - serão boas notícias para os mercados, para alguns privados e para o Banco Central Europeu

Caso não se confirme o acordo… a UE tem planos para um contra-ataque duplo. Este contra-ataque implica tarifas que, no total, poderiam ascender a 93 mil milhões de euros em bens que incluem álcool, carros, aviões e ganga!?

Olho no fogão: o Banco Central Europeu (BCE) faz pausa nos cortes das taxas de juro. 

É uma decisão difícil, mas mostra a competência do BCE que continua o excelente trabalho e mostra-se, uma vez mais, atento ao cenário geopolítico. Com a inflação a rondar o objetivo de 2%, e as taxas de juro reduzidas de 4% para 2% desde junho de 2024, o BCE faz agora uma pausa em função das incertezas causadas, em grande parte, por Donald Trump. É sábio, especialmente em vésperas de negociações entre a UE e os EUA. 

Olho na ganga? Sydney Sweeney veste roupa de ganga e os mercados deliram!

Apesar das ameaças da UE à ganga americana, bastou uma das atrizes do momento, Sydney Sweeney, vestir as roupas de ganga da marca americana American Eagle (nome extremamente criativo) para as ações se erguerem… As ações subiram 12% na quinta-feira!

Ações da American Eagle ($AEO) ao longo da última semana, em dólares. Dá para ver o “efeito” Sydney Sweeney?

Não foi a primeira vez de Sweeney no mundo dos negócios, tendo a atriz já acumulado vários empreendimentos, entre os quais destaca-se uma nova marca de lingerie na qual Jeff Bezos, fundador da Amazon, investiu juntamente com a sua mulher.

Trump quer, à força, que o Presidente da Reserva Federal Americana baixe as taxas de juro para estimular a economia pressionada pelas suas próprias tarifas. Se calhar o melhor é pedir a Sydney Sweeney que faça a estimulação da economia…

TECNOLOGIA

E-merd-ificação

Ou, como as big tech crescem, e morrem. 

O termo “enshittification”, em português “tornar em 💩”, foi inventado em 2022 pelo autor e jornalista Cory Doctorow. Descreve o ciclo de vida decadente de todas as grandes plataformas online, desde motores de busca, sites de e-commerce e redes sociais:

  1. Inicialmente, a  plataforma é simpática para os utilizadores, como forma de incentivar cada vez mais pessoas a a usarem.

  2. Depois, a plataforma abusa os utilizadores, para beneficiar os seus clientes empresariais

  3. Quando é extremamente difícil para os utilizadores e os clientes empresariais saírem da plataforma, esta começa a abusar os clientes empresariais, espremendo os lucros

  4. A plataforma morre.

Queres um exemplo? Vamos ver o Facebook:

  1. Nos primeiros anos de lançamento, o Facebook era fantástico: uma forma de comunicares com familiares e amigos de todo o mundo e de partilharem fotos, experiências e gostos.

  2. Quando chegou a um grande número de utilizadores, o Facebook começou a mostrar publicidades, tornando-se numa excelente plataforma para as empresas publicitarem os seus serviços.

  3. Praticamente todas as organizações estão presentes no Facebook - chegou a hora de espremer os lucros até ao tutano, muitas vezes explorando tanto os utilizadores como os negócios.

  4. O Facebook de hoje em dia é uma plataforma má tanto para utilizadores, com publicidades infinitas e irrelevantes e inundado de bots e conteúdo de AI slop; como para os negócios, que tem anúncios cada vez mais ineficazes e caros.

Depois de conheceres este conceito, consegues aplicá-lo em quase todas as plataformas: Youtube, Google, Amazon, Steam… Parece que qualquer plataforma acaba, invariavelmente,  por enveredar neste caminho. 

Se isto soa assustador, prepara-te: há pior. E se a enshittification se aplicar também fora da internet, no mundo real da política, da economia, e da defesa?

Há quem ache que sim, e dá exemplos de como a administração Trump e as Big Tech revelam os mesmos comportamentos mafiosos e exploratórios:

  • A maior parte do mundo usa o dólar como moeda de troca, e sistemas de pagamento americanos como meio de transação. Sanções contra indivíduos, proibindo-os de usar o dólar e os sistemas de transação, efetivamente tornam o sancionado num pária mundial, pois ninguém vai aceitar as suas transações. Se as sanções forem usadas como arma política, está o caldo entornado.

  • A maior parte dos aliados usam sistemas de defesa americanos, como os caças F-35. A manutenção e sistemas de identificação do alvo destes caças usam software americano. Será que o infame “kill-switch” pode inviabilizar os F-35 dos aliados, se Trump assim o desejar?

Isto pode parecer tudo ficção, mas é mesmo real. Segundo a Reuters, em 2022, Elon Musk mandou “desligar” os satélites Starlink em várias regiões da Ucrânia, potencialmente prejudicando a contra-ofensiva contra a invasão russa. As razões pelas quais Musk fez isto são incertas, e o próprio já negou tê-lo feito. 

Será a e-merd-ificação uma realidade no mundo online que está a infetar a sociedade em geral, ou apenas um aspeto da nossa sociedade que é mais visível online? 

A ACONTECER

🦄💸🛬 Nauta da semana em duas edições (aqui e aqui), a Tekever anunciou a aquisição do West Wales Airport, no País de Gales. O mais recente unicórnio português transformará o aeroporto num centro de drones de defesa, com um programa avaliado em cerca de 462 milhões de euros.

💄💊 Um grupo de alunas do secundário criou um protótipo engenhoso: Cindy, um “batom” que detecta drogas em bebidas. Desenvolvido num programa de verão do MIT-Portugal, o dispositivo muda de cor ao identificar substâncias como GHB ou cetamina. Pensado para aumentar a segurança em contextos sociais, o projeto já valeu às jovens o primeiro lugar num concurso internacional. Ciência com propósito — e cabe num bolso.

Rapidinhas

Álvaro Santos Pereira foi indigitado para Governador do Banco de Portugal. A decisão foi aprovada em Conselho de Ministros e aguarda o parecer do Parlamento para que possa iniciar funções.

A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento será reestruturada - temas como a sexualidade ou o bem-estar animal serão secundarizados e haverá mais ênfase na literacia financeira e no empreendedorismo.

O despacho do Governo com as novas tabelas de IRS foi publicado já no Portal das Finanças. Os salários até 1136 euros brutos não vão fazer retenção na fonte em Agosto e Setembro. A partir de outubro aplicam-se novas taxas, mais reduzidas. 

Esta quinta-feira, a Revolut lançou contas bancárias com IBAN português e integração com o MB Way. Os clientes portugueses vão poder migrar para a nova sucursal em Portugal e fazer pagamentos por entidade/referência.

Portugal aplicou apenas 8,6% dos fundos europeus do programa Portugal 2030. O país pode ter de devolver verbas devido a esta fraca taxa de execução.

Segundo dados do Banco de Portugal, o nível de endividamento das famílias continua a crescer, num registo homólogo recorde de 6,1%, e a renovar recordes a cada mês que passa.

A Universidade Columbia anunciou um acordo que prevê o pagamento de mais de 220 milhões de dólares (ao longo de 3 anos) ao Governo dos EUA, para restaurar verbas públicas canceladas por Trump.

A Bulgária vai utilizar o Euro como moeda oficial a partir de 1 de janeiro de 2026.

Após o apelo de Trump, a Coca-Cola revelou que vai lançar nos EUA uma nova versão da sua bebida adoçada com cana de açúcar, em vez de xarope de milho.

NAUTA DA SEMANA
Lyzer

Se a tua encomenda chegou antes de fechares o separador, provavelmente foi a Lyzer.

A Lyzer, plataforma portuguesa de Logistics as a Service, acaba de angariar mais de 10 milhões de euros para acelerar a sua expansão internacional. A ronda trouxe um novo aliado — a C2 Capital — e reforçou a confiança dos suspeitos do costume: Indico Capital Partners, Lince Capital e LC Ventures

📦 O que faz a Lyzer?

Basicamente, torna a logística menos caótica e mais inteligente. Fundada em 2024 por quem já sabia umas coisas disto (incluindo um ex-Google e os criadores da 360hyper), a Lyzer oferece uma plataforma integrada que dá aos retalhistas controlo total: desde a gestão de encomendas ao picking inteligente e entrega de última milha. Já processaram mais de 500 mil encomendas e movimentaram 160 milhões de euros em GMV*. Agora, vêm aí novas funcionalidades com IA para automatizar ainda mais e prever o que cada operação precisa — antes mesmo de o cliente clicar em “comprar”.

🌍 E agora?

Entraram em Espanha com o apoio do programa Rising Up, contrataram os primeiros para a frente internacional e vão reforçar a equipa com mais 8 talentos até ao fim do ano. Tudo isto para continuar a fazer o que fazem melhor: tirar o caos do retalho, colocar IA no comando (mas sem esquecer os humanos) e transformar operações logísticas numa coisa que funciona — sem encomendas perdidas, trackings que não se mexem ou aquele clássico “estava em casa e ninguém tocou à campainha”.

RECOMENDAÇÃO

Mete mais páginas nisso!

Estás à procura de trabalho? Podes ter de repensar o teu currículo! Este artigo do Wall Street Journal (com paywall) é uma ótima leitura para entenderes como a inteligência artificial está a moldar o mercado de trabalho, especialmente na área de recrutamento. 

O autor desafia a regra tradicional de que os currículos devem caber numa única página. Um currículo mais longo e detalhado pode aumentar as tuas chances de ser notado, pois permite-te incluir palavras-chave importantes que os sistemas automatizados valorizam.

O artigo também explica como podes adaptar o teu currículo para aproveitar as novas tendências de IA.

ABC DO DINHEIRO
GMV

Valor bruto da mercadoria (GMV), do inglês Gross Merchandise Value, é o valor total da mercadoria vendida durante um determinado período através de um sítio de trocas consumidor para consumidor (C2C). É calculado antes da dedução de quaisquer taxas ou despesas. Fornece informações sobre a saúde financeira de uma plataforma de e-commerce e permite medir o seu crescimento, numa base mensal, trimestral ou anual. Contudo, não é uma representação real das receitas de uma empresa, pois uma parte das receitas vai para o vendedor original.

GMV = Preço de venda das mercadorias x Número de mercadorias vendidas

No adeus desta edição queremos relembrar que os mercados financeiros são caóticos, imprevisíveis e fundamentalmente irracionais. Só assim é possível explicar o efeito Sydney Sweeney!

Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!

Memes

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos AEO para a American Eagle Outfitters, TSLA para a Tesla, EDPR para a EDP Renováveis e GALP para a Galp.

A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.