22 de novembro de 2025

Boa tarde, coisinha sexy!
Nesta semana escrevemos sobre os resultados da NVIDIA, sobre o mau ano da bitcoin e sobre a (re)privatização da TAP.
Vamos lá!

PSI -2,45%

STOXX600 -2,26%

S&P500 -2,11%

NASDAQ -3,12%

EUR/USD -0,57%

OURO -0,41%

CRUDE -2,24%

BITCOIN -8,41%

NVDA -3,90%

PLTR -9,47%

EGL -14,70%

SON 2,93%

Dados obtidos às 13:00 do dia 22 de novembro de 2025. Definições no final da nauta.

MERCADOS FINANCEIROS

Praça do Comércio

Havia sinais de que os resultados da NVIDIA seriam bons…

A notícia mais importante da semana: a NVIDIA salva a economia mundial, outra vez!

A NVIDIA, gigante tecnológica que produz a infraestrutura necessária para os modelos de Inteligência Artificial (IA),  voltou a superar as expectativas dos investidores na apresentação de resultados do 3.º trimestre.  

A NVIDIA alcançou receitas de 57 mil milhões de dólares, um aumento de 62% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. A maioria dessa receita (51,2 mil milhões de dólares) provém do negócio dos data centers, que está em alta e não dá sinal de abrandamento.

Antes da apresentação de resultados, Peter Thiel, o multimilionário que financiou J. D. Vance (Vice-presidente dos Estados Unidos), vendeu cerca de 100 milhões de dólares em ações da NVIDIA. Voltaram a soar alarmes da “bolha da IA”. Apesar dos resultados positivos, as ações da NVIDIA acabaram a semana com -3,90%.

Ações da NVIDIA ao longo da última semana, em dólares.

Olho no fogão: a bolha da IA, outra vez…

Desde que a Oracle anunciou o seu negócio de 300 mil milhões de dólares com a OpenAI, as suas ações já desvalorizaram o equivalente a 315 mil milhões. O Financial Times fala de uma maldição da OpenAI, na qual as ações cotadas tendem a cair após anunciar um negócio com a OpenAI.

Já o CEO da Google, Sundar Pichai, admite que “há alguma irracionalidade” em torno dos investimentos em IA… e que nenhuma empresa está imune ao colapso de uma eventual bolha.

Em termos macroeconómicos, há demasiadas incertezas para existir um consenso acerca do próximo corte da taxa de juros nos EUA. A decisão será em setembro.

No nosso retângulo: a construtora Mota-Engil caiu 14,70% nesta semana… mas os investidores estão tranquilos. As ações (EGL) já cresceram mais de 70% este ano, trata-se de uma saudável correção. Já a Sonae, dona do Continente, aumentou o lucro em 38% até setembro.

Ações da Mota-Engil ao longo de 2025, em euros.

CRIPTOMOEDAS

Bitcoin vira shitcoin!?

Já chegou aos 100 mil euros, mas agora está em queda constante… o que se passa com a bitcoin?

Apesar da eleição de Donald Trump, a bitcoin não está a ter um bom ano. Geralmente vista como um “porto seguro” em tempos de incerteza (à semelhança do ouro), a bitcoin está a ser afetada por um menor apetite pelo risco, por parte dos investidores. 

Uma teoria que explica esta inversão é a normalização da bitcoin. Isto é, agora que os investidores institucionais aceitaram a bitcoin como uma comodidade comum, e a incluíram nos mercados “tradicionais”, as características dos players mudaram.

Os investidores da bitcoin já não são exclusivamente os malucos 100% tolerantes ao risco, são também os fundos mais clássicos com menos predisposição a volatilidade nos seus ativos.

Valor de cada bitcoin, em euros, ao longo de 2025.

Assim, com o caos geopolítico, incertezas económicas e a possível bolha na IA, a elevada volatilidade da bitcoin afasta uma grande parte dos investidores que agora nela podem investir. Pelo menos por agora.

CANTINHO DO EMPREENDEDORISMO

🌳 A app que promete pôr a mexer e explorar - A Teemy, aplicação portuguesa incubada no IPCA (START@IPCA), conquistou o prémio de Melhor Performance no programa R2WS da Startup Portugal, durante a Web Summit 2025. Esta solução destaca-se por ligar pessoas a lugares reais, aliando turismo, cultura e diversão gamificada; incentivando os utilizadores a explorar o mundo, colecionar stickers e a socializar entre si.

🕵️ Em busca de fintechs europeias - A Shapers, fundo criado pelos irmãos Teixeira da Mota, já soma mais de 65 milhões de euros para investir em fintechs na Europa. Com a participação de mais de 60 empreendedores internacionais do setor, este fundo destaca-se pela abordagem colaborativa e pelo investimento em fase inicial das empresas (rondas Seed, Série A, podendo ir até à Série B). Prestes a fechar o nono investimento, o plano futuro é lançar um segundo fundo para apoiar ainda mais startups inovadoras.

A ACONTECER

✈️⚖️ (Re)privatizações - A quatro dias de terminar o prazo de candidaturas à compra da TAP, a PJ realizou buscas no âmbito da “Operação Voo TP789” que investiga suspeitas de crime no processo de privatização da TAP em 2015. Não obstante, a Lufthansa formalizou a candidatura à privatização da TAP, manifestando interesse em adquirir uma participação minoritária e reforçar a parceria de longo prazo com a companhia aérea nacional. Também a Air France-KLM entrou na corrida pela TAP. A TAP destacou-se este verão, sendo a única entre as grandes companhias aéreas a aumentar lucros, atingindo 552 milhões até setembro

💰🙋 Trabalho ainda desigual - Um relatório do ISEG revelou que as mulheres em Portugal precisam de trabalhar, em média, mais dois meses por ano para receberem o mesmo que os homens. A diferença salarial mantém-se elevada: ganham menos 12,5% de salário base e menos 15,4% quando considerados prémios e subsídios. 

Rapidinhas

A BlackRock diz haver cerca de um milhão de investidores em ETFs em Portugal, quase o dobro face a 2022. O mesmo estudo prevê ainda a entrada de 340 mil novos investidores em 2026.

O Governo retirou a proposta que dificultava a recusa de trabalho noturno ou ao fim de semana por parte de trabalhadores com filhos menores de 12 anos do anteprojeto de revisão da Lei Laboral.

A Lince Capital lançou um novo fundo de 20 milhões de euros para empresas portuguesas de tecnologia e saúde, o Lince Innovation Fund V. 

A ERSE propõe ajustar os horários das tarifas bi, tri e tetra-horárias de eletricidade em Portugal, alinhando-os aos padrões de consumo mais atuais.

O relatório anual “State of European Tech 2025”, publicado pela Atomico (Venture Capital), prevê que Portugal capte 198,2 milhões de euros em investimento tecnológico este ano, um valor inferior ao de 2024. 

A Comissão Europeia prevê que Portugal vai registar um saldo orçamental nulo este ano e um défice de 0,3% do PIB em 2026.

A Ryanair anunciou o cancelamento de todos os voos para os Açores a partir de Março, devido às “elevadas taxas aeroportuárias” e a “inação do Governo português”.

O grupo que gere a bolsa de Lisboa, Euronext, anunciou a aquisição de 74% da gestão da bolsa grega Hellenic Exchanges - Athens Stock Exchange (ATHEX).

A diretiva de Trump para mudar o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra pode custar até 2 mil milhões de dólares.

NAUTA DA SEMANA
Enhanced Fertility

💫 Enhanced Fertility aterra no topo do Road 2 Web Summit 2025

A startup portuguesa Enhanced Fertility foi eleita Startup Mais Promissora no Road 2 Web Summit, destacando-se pela forma como está a revolucionar o acesso a testes e diagnósticos de fertilidade. A Enhanced Fertility levou para casa 15 mil euros e o título de promessa nacional. 

🩺 Como funciona?

Com kits desenvolvidos em Lisboa e aprovados pelo Infarmed, qualquer pessoa pode fazer a colheita de sangue em casa. Depois, o algoritmo da startup trata do diagnóstico de forma automática reduzindo processos que antes demoravam 3 anos para uma semana.  Resultado? Médicos com mais tempo para pacientes e pacientes com muito menos tempo de espera.

🌱 Impacto no seu ecossistema

A CEO, Andreia Trigo, transformou o seu próprio percurso complexo com a infertilidade em missão: tornar tudo mais simples, rápido e acessível. Hoje, menos de 2% das pessoas têm acesso ao apoio de que precisam e a startup quer mudar esse número. O Road 2 Web Summit, que já apoiou mais de mil startups desde 2016, continua a ser uma das maiores pistas de descolagem para talento português. E, este ano, a Enhanced Fertility foi quem subiu mais alto.

RECOMENDAÇÃO

É possível trocar casa sem quebrar o mealheiro?

Se achas que trocar de casa é sempre vender → comprar → chorar com impostos, calma respira fundo, mas não respires aquele cheiro de tinta húmida que aplicaste na divisão do cão que desapareceu em circunstâncias muito suspeitas. 

Uma permuta de imóveis é como se fosse um  “toma lá, dá cá”, mas em versão imobiliária, isto é, com menos burocracia (ainda existe, não te iludas), menos custos, e, em muitos casos muito menos IMT!

Parece magia negra, mas há regras, riscos e papelada que não deves ignorar. Se a ideia de trocar de casa sem arruinar o orçamento da tua comunidade familiar te piscou o olho, este artigo explica tudo o que necessitas saber.

ABC DO DINHEIRO
Carga Fiscal

A carga fiscal, ou pressão fiscal, corresponde ao total de impostos, taxas e contribuições obrigatórias que o Estado cobra aos seus contribuintes - pessoas e empresas. A carga fiscal mede-se geralmente em função da sua percentagem do PIB. Uma carga fiscal elevada indica maior esforço financeiro dos contribuintes; uma carga mais baixa representa menor pressão tributária sobre a economia. Em Portugal, a carga fiscal corresponde a 35,2% do PIB (valores de 2024).

No adeus desta edição queremos dedicar umas palavras à luta contra a pobreza. Pela primeira vez em 3 décadas, parece que os progressos contra a pobreza extrema estão a estagnar, estamos a entrar numa altura crítica onde todos os esforços são importantes.

Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!

Memes

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a NVIDIA, PLTR para a Palantir, EGL para a Mota-Engil e SON para a Sonae.

A nauta é uma newsletter semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.