- nauta
- Posts
- A Centésima Nauta
A Centésima Nauta
As receitas da Oracle, os AirPods da Apple, as fintas do Duolingo e muito mais!
13 de Setembro de 2025

Bom dia, coisinha sexy!
Quase dois anos depois do lançamento, esta é a 100.ª edição da nauta. São 100 semanas seguidas a publicar aos sábados, sem falhar. Sem ti não seria possível, por isso o nosso mais sincero obrigado!
Nesta semana escrevemos sobre o novo homem mais rico do mundo, sobre a startup portuguesa que promete revolucionar a indústria alimentar e sobre o passado, o presente e o futuro da nauta.
Vamos lá!
PSI 0,29% | STOXX600 0,78% | S&P500 1,39% | NASDAQ 1,32% |
EUR/USD -0,29% | OURO 1,49% | CRUDE 0,29% | BITCOIN 3,91% |
ORCL 22,31% | TSLA 11,59% | AAPL -2,26% | DUOL 16,22% |
Dados obtidos às 12:37 do dia 30 de agosto de 2025. Definições no final da nauta.
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio

A notícia mais importante da semana: no meio do caos, o Banco Central Europeu mantém as taxas de juro inalteradas!
Primeiro, o caos:
Como antecipámos há duas semanas, o Governo francês colapsou outra vez. Emmanuel Macron nomeou Sébastien Lecornu como Primeiro-Ministro, o terceiro num ano, o que resultou em protestos um pouco por toda a França. O índice bolsista francês, o CAC 40, subiu 1,77% ao longo desta semana.
Mais a leste, a NATO eliminou múltiplos drones russos no espaço aéreo da Polónia (que invocou o artigo 4.º).
No Médio Oriente, Israel atacou a liderança do Hamas no Qatar e a ONU aprovou a solução de dois Estados (com voto a favor de Portugal).
Nos Estados Unidos da América, um novo assassinato político voltou a elevar a tensão.
No meio disto tudo, o Banco Central Europeu manteve as taxas de juro inalteradas, o que era esperado por tod@s. Mais importantes foram as projeções futuras que apontam para a estabilização da inflação nos próximos anos.
Elon Musk destronado: há um novo homem mais rico do mundo.
Chama-se Larry Ellison e é o “dono” da cotada norte-americana Oracle ($ORCL). Trata-se de uma gigante tecnológica focada em bases de dados… e portanto um dos pilares do mundo moderno.
A Oracle foi fundada em 1977 e o 1.º cliente foi a Central Intelligence Agency (CIA, para os amigos). É como se fosse a Palantir ($PLTR) do século passado!
A fortuna de Larry Ellison ganhou 100 mil milhões de dólares num só dia, a maior subida de sempre, devido aos saltos da ação ($ORCL) após as declarações da CEO, Safra Catz, que aponta para que as receitas das suas tecnologias cloud aumentem de 18 mil milhões para 144 mil milhões em 4 anos.
Como é que a receita vai aumentar tanto e tão depressa? Simples, as empresas de Inteligência Artificial (IA) precisam da computação cloud que a Oracle oferece. Ainda esta semana a OpenAI e a Oracle assinaram um acordo de 300 mil milhões de dólares em 5 anos e, neste caso, a OpenAI é a cliente.
Como temos escrito, se a IA é o ouro, a verdadeira riqueza está em vender as pás para o encontrar - hardware e software (NVIDIA e Oracle, por exemplo) para computação de IA!
Olho no fogão: uma Maçã por dia… mata a Coruja!?
Os novos AirPod Pro 3 da Apple vão ser capazes de traduzir “ao vivo” e, apesar dessa tecnologia não ser lançada na União Europeia durante a estreia, as ações da Duolingo escorregaram no início da semana…
Mas, por outro lado, a Duolingo planeia fintar a App Store da Apple o que poderá resultar em poupanças a longo-prazo. Apesar da queda no início da semana, as ações fecharam no verde com uma subida de 16,22%!
No nosso rectângulo: o regresso da Teixeira Duarte!
A construtora Teixeira Duarte vai voltar a ser cotada no índice bolsista português PSI. Com efeito a 22 de setembro, o PSI vai voltar a ter 16 empresas (nos bons velhos tempos era conhecido como PSI20). As ações da Teixeira Duarte já valorizaram mais de 558% neste ano.
Bónus: A Microsoft vai comprar a IA da Anthropic, para diminuir a dependência exclusiva da OpenAI. A Anthropic será utilizada juntamente com a OpenAI nas ferramentas do Office 365 (Word, Excel, Outlook e PowerPoint), impulsionando novos recursos.
MENSAGEM
Quais foram os nossos melhores momentos?
O passado, o presente e o futuro da nauta.
Em antecipação desta nossa 100.ª edição lançámos um post de Instagram com os nossos maiores feitos até agora. Aqui ficam alguns:
Lançamento a 21 de outubro de 2023 para 36 pessoas muito especiais (foi enviada em formato PDF via gmail);
A 18.ª edição foi lançada via serviço profissional de email;
No final de 2024 tivemos o nosso 1.º financiamento no âmbito do programa PRINT (Programa de Inovação e Transformação Social) da Direção Regional da Juventude;
Neste verão chegámos aos 700 leitores!

O número de subscritores da nauta desde a 1.ª edição, por mês.
Hoje, a nauta tem métricas incríveis.
As nossas taxas de abertura e de cliques são o dobro das taxas de outras newsletters nas áreas das finanças e economia em língua inglesa. Mais importante, 100% d@s que responderam ao nosso questionário classificaram a nauta como uma mais-valia, com a maioria a indicar que o nosso projeto contribui para a sua literacia financeira. Finalmente, 64% afirmam que ficariam muito desapontad@s se a nauta deixasse de existir. Esta é a nossa motivação para continuar!
E porque quem corre por gosto não se cansa, aqui ficam os artigos favoritos de cada um dos nossos co-fundadores…

Nuno Martins, COO.
Escreve maioritariamente sobre empreendedorismo:
O que mais gostei de escrever até hoje foi o Barómetro do Sucesso à Vinted e o que mais gostei de ler foi a explicação do IRS escrita pelo João Raínho.
Estes dois textos foram importantes por razões diferentes mas complementares. O artigo sobre a Vinted surgiu de uma sugestão de um leitor, o que mostra como este espaço também pode ser construído em diálogo com quem nos acompanha, dando resposta a temas que despertam curiosidade e interesse.
Já o texto sobre o IRS integra a rubrica “ABC do Dinheiro”, achei que foi uma coluna essencial para esclarecer conceitos básicos sobre este assunto, como funciona e como deve ser feito, uma vez que é algo que (em princípio) todos os leitores terão de fazer.

João Ornelas Raínho, CMO. Escreve maioritariamente sobre economia:
Gostei particularmente de escrever o artigo “E-mer-dificação”, sobre a ascensão e declínio de plataformas digitais. Sendo um utilizador deste tipo de plataformas, não só de forma lúdica, mas também profissionalmente, consigo experienciar em primeira mão o quão más as redes sociais estão a tornar-se. Escrever sobre esta decadência foi catártico.
Quero dar uma menção honrosa também ao artigo sobre as finanças do Vaticano (parte 1 e parte 2). Foi muito engraçado perceber que há cardeais cujo trabalho envolve mais trading que muito pessoal em Wall Street!

Mário de Pinto Balsemão, CEO. Escreve maioritariamente sobre mercados financeiros:
O artigo que mais gostei de escrever foi sobre a chamada Máfia do PayPal, o grupo de empreendedores que a partir da venda do PayPal transformaram o Vale do Silicone. SpaceX, Tesla, Facebook, Airbnb, Yelp, LinkedIn e Youtube são apenas alguns exemplos de empresas “dominadas” por este cartel - que até tem grande influência na ascensão de Trump.
O que mais gostei de ler resultou de uma edição focada no Dia da Mulher na qual 5 leitoras descreveram, em anónimo, os desafios que enfrentam diariamente nas suas carreiras simplesmente por serem mulheres.
E porque a vida não é só olhar para trás, eis o nosso próximo passo: melhorar o design da nauta e, em especial, melhorar o website. Segundo os resultados preliminares do nosso questionário, são estas as prioridades dos nossos leitores. Em breve teremos novidades!
Por agora, o questionário continua aberto e portanto se ainda não participaste podes contribuir através deste link: https://forms.gle/TUKCtPrhY5uKSHKF9
Em nome da equipa da nauta, muito obrigado!
ECONOMIA
E esse Mercado Único, vai ou não vai?
A Presidente da CE entende que reforçar o Mercado Único será a melhor aposta europeia.
Durante o discurso do Estado da União, Ursula von der Leyen afirmou estar a preparar uma estratégia para o Mercado Único da UE até 2028, integrando áreas como capital, serviços, energia, telecomunicações e inovação. O plano prevê a criação de um roteiro detalhado, com forte envolvimento de investidores privados para, por exemplo, erguer um fundo europeu multimilionário de modo a impulsionar scaleups tecnológicas em áreas críticas.
A presidente da Comissão Europeia também anunciou o pacote Battery Booster de 1,8 mil milhões de euros para aumentar a produção de baterias na Europa, novas legislações industriais e comerciais para proteger setores estratégicos e reforçar a competitividade.
Von der Leyen anunciou ainda medidas para habitação acessível, arrendamentos de curta duração, automóveis acessíveis, e novas oportunidades de comércio através de acordos bilaterais com o Mercosul, a Índia e o México.
Ainda no discurso do Estado da União, Ursula von der Leyen destacou o projeto Atlantic Constellation como exemplo de inovação. Este projeto é resultado de uma parceria luso-espanhola para criar satélites aplicados à defesa e sustentabilidade, e já conta com dois satélites em órbita.
A ACONTECER
🖥️🧠🤖 A DefinedCrowd, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, está entre as 100 melhores e mais promissoras empresas de IA do mundo, de acordo com o ranking anual da consultora CG Insights. A startup trabalha com empresas que desenvolvem e melhoram sistemas de IA, e já conta com clientes, como a Mastercard, BMW, Nuance ou Yahoo Japan. Emprega 75 colaboradores e tem escritórios em Portugal, EUA e Tóquio. Em 2018, recebeu um investimento de série A, no valor de cerca de 10 milhões de euros. A ronda, liderada pela Evolution Equity Partners, apresentou a Kibo Ventures, Mastercard e EDP Ventures como novos investidores, contando ainda com investimento adicional dos atuais investidores Sony, Portugal Ventures, Amazon Alexa Fund e Busy Angels.
🤖🚎🚦 A Autonomous Sentinels, uma spin-off da Universidade do Porto criada em 2025 e incubada na UPTEC, recebeu 30 mil euros do PRR Vouchers para Startups, para criar veículos autónomos. Este financiamento vai servir para continuarem a instalar a unidade de produção em Ovar, para a aquisição de equipamentos de fabrico aditivo e também para reforçar os recursos humanos na área da automação e software. Atualmente, está a finalizar o seu primeiro protótipo, que deverá ser finalizado ainda este mês.
Rapidinhas
Após uma revisão dos dados da inflação, o INE estima que o valor das rendas poderá aumentar 2,24% em 2026, abaixo dos 2,25% estimados no final de agosto.
Em 2026, o IUC dos veículos passará a ser pago até o final de fevereiro, independentemente da data de matrícula, sempre que o seu valor seja de até 100 euros. Para cobranças superiores, o pagamento poderá ser feito em duas prestações, em fevereiro e em outubro.
Espanha aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de tabaco tradicional, cigarros eletrónicos e vapes em espaços ao ar livre.
No discurso de abertura da conferência anual do Conselho Europeu de Risco Sistémico (ESRB), Christine Lagarde alertou para os riscos emergentes no setor dos criptoativos, em particular das stablecoins. Lagarde defendeu uma cooperação internacional para prevenir futuras crises financeiras nos criptoativos.
A fortuna de Trump vale agora 7,3 mil milhões de dólares. Desde que foi eleito presidente, Trump aumentou o seu património líquido em 3 mil milhões de dólares num ano.
Após o bloqueio das redes sociais no Nepal, protestos liderados pela Geração Z resultaram em conflitos violentos contra a corrupção da elite política e por mais transparência e oportunidades. Os confrontos resultaram na renúncia do Primeiro-Ministro e em dezenas de mortos. Os jovens escolheram Sushila Karki como Primeira-Ministra, a primeira mulher a deter o cargo. Ironicamente, a escolha fez-se através da rede social Discord.
NAUTA DA SEMANA
Brainr
🍖 Da carne ao código
A Brainr, startup de Leiria fundada em 2023, está a dar que falar: já gere mais de 25% da produção de carne em Portugal e acaba de fechar o maior seed round alguma vez realizado no país de 11 milhões de euros, liderado pela C2 Capital Partners.
⚙️ Cérebro digital para fábricas
O software da Brainr liga todas as áreas de uma fábrica alimentar em tempo real, elimina erros e aumenta a rastreabilidade. Exemplos não faltam: a Avisabor, em Estarreja, “passou de 40 mil para 190 mil frangos por dia com controlo total e 95% menos erros de expedição”. A ambição agora é expandir para setores como pescado, panificação, confeitaria e bebidas, e levar a solução além-fronteiras.
📈 Recorde batido, adeus Excel
O maior seed round de sempre em Portugal, mais meio milhão que o anterior recorde, vai permitir à Brainr acelerar I&D, contratar 75 pessoas em 12 meses e democratizar a inteligência artificial numa das indústrias menos digitalizadas do mundo. A missão? Trocar papeladas e folhas de Excel por um “cérebro digital” que guia operadores, elimina desperdício e simplifica operações. Por outras palavras, menos copy-paste infinito, mais produção com rigor.
RECOMENDAÇÃO
Guia sobre PPR: tudo o que precisas de saber sem adormecer a meio
Na semana passada choveram perguntas do género: “Porque é que já me querem a pensar na reforma, se ainda mal trabalho?”, “Mas afinal o que é isso de PPR?”, ou “E se eu quiser levantar antes, o fisco deixa?”. Portanto estamos de volta ao assunto com mais um guia que responde a 18 dúvidas reais (e outras inventadas) sobre Planos Poupança Reforma: tipos de PPR, riscos, benefícios fiscais e o poder mágico dos juros compostos que transformam uns trocos num pé-de-meia. 📌
ABC DO DINHEIRO
Benchmark
Um benchmark, ou índice de referência, é um padrão utilizado para avaliar o desempenho de um ativo financeiro, portfólio, fundo ou estratégia de investimento ao longo do tempo. Serve como parâmetro de comparação, permitindo analisar a eficiência da gestão e o risco relativo em relação ao mercado. Normalmente, os benchmarks são representados por índices de mercado amplamente reconhecidos, como o S&P 500 ou o Dow Jones Industrial Average.
No adeus desta edição queremos agradecer-te. Obrigado por leres a nauta, é isso que nos guia!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!
Memes


As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos ORCL para a Oracle, TSLA para a Tesla, AAPL para a Apple e DUOL para a Duolingo.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.