• nauta
  • Posts
  • Habitação, TikTok e uma semana de loucos!

Habitação, TikTok e uma semana de loucos!

+as jogadas da NVIDIA, as fortunas da Tesla e o cortes da Fed!

20 de Setembro de 2025

Boa tarde, coisinha sexy!
Nesta semana escrevemos sobre a crise na habitação, sobre a venda do TikTok nos EUA e sobre o corte nos juros da Fed.
Vamos lá!

PSI -0,62%

STOXX600 -0,45%

S&P500 0,73%

NASDAQ 1,49%

EUR/USD -0,15%

OURO 0,97%

CRUDE -0,73%

BITCOIN 0,37%

INTC 21,70%

TSLA 0,65%

AAPL 3,63%

GALP -2,24%

Dados obtidos às 12:53 do dia 20 de setembro de 2025. Definições no final da nauta.

MERCADOS FINANCEIROS

Praça do Comércio

A notícia mais importante da semana: a Reserva Federal dos Estados Unidos da América (EUA) cortou as taxas de juro!

Como já era esperado, a Fed cortou as taxas de juro em 25 pontos base pela primeira vez este ano. A decisão resulta da gestão de múltiplos riscos que podem afetar a economia dos EUA, em especial o facto de que os números de novos empregos têm vindo a cair

Com os novos empregos a cair e as políticas de Trump a constranger o crescimento do PIB, a inflação nos EUA poderá abrandar o suficiente para dar margem de manobra a Jerome Powell, o Presidente da Fed. Assim, são neste momento projetados mais 2 cortes nas taxas de juro até ao final de 2025!

Com a Fed a jogar à defesa, os investidores têm apostado na Europa e no Euro. Já era tempo, sem contar com a subida das ações da NVIDIA (que resultam do hype da Inteligência Artificial), as ações europeias estão com melhor performance que as americanas. E há espaço para subirem ainda mais, a Comissão Europeia está a preparar um novo pacote fiscal para incentivar as famílias a investirem as suas poupanças nos mercados financeiros!

Olho no fogão: resultados trimestrais passarão a ser semestrais?

Umas das mais recentes maluquices de Donald Trump, Presidente dos EUA, é a vontade de permitir às empresas cotadas que apenas apresentem resultados semestrais, em vez dos resultados trimestrais anuais…

O nosso estagiário esmiúça: 

  • vantagens: apresentar resultados a cada 90 dias incentiva a uma gestão focada no curto-prazo, enquanto que resultados a cada semestre permitiriam aos executivos uma visão mais holística e menos preocupada com prazos arbitrários. Os custos seriam menores.

  • desvantagens: os investidores teriam menos informação, os mercados seriam ainda menos eficientes e as ações mais voláteis. O intervalo de tempo maior permitiria também mais “malabarismos” fiscais, dando margem de manobra a maus atores.

NVIDIA passa ao ataque: a líder da revolução da Inteligência Artificial expande o seu domínio!

Em cima escrevemos que a NVIDIA é a grande estrela das bolsas norte-americanas. Por isso, não é surpreendente que seja a favorita de Trump (e de outros políticos dos EUA, na verdade). 

Com o favoritismo e o capital, surgem as oportunidades para atacar e dominar a competição:

  • a NVIDIA seguirá os passos da Administração dos EUA e irá investir 5 mil milhões de dólares na Intel, adquirindo cerca de 4% da empresa;

  • irá também investir 2,3 mil milhões de euros em startups britânicas de IA;

  • está a explorar um investimento de 500 milhões na Wayve, uma startup britânica de self-driving.

Mas se os Governos ocidentais fazem todos os favores à NVIDIA, a China contra-ataca… Pequim ordenou às suas gigantes tecnológicas para suspenderem a aquisição de chips da NVIDIA. Em resposta, a Huawei pretende desenvolver infraestrutura no setor, atacando o mercado da NVIDIA.

Ninguém se pode queixar da gestão de Jensen Huang, CEO da NVIDIA, mas quem semeia ventos políticos colhe tempestades geopolíticas.

O 1.º Trilionário? Elon Musk e a Tesla fazem All In!

Depois de ter sido temporariamente ultrapassado por Larry Ellison, dono da Oracle, Elon Musk voltou a ser o homem mais rico do mundo. Mas pode piorar…

A Administração da Tesla propôs um novo pacote de compensação que poderá transformar Elon Musk no primeiro trilionário (milhões de milhões em vez de milhares de milhões). Para alcançar toda a compensação, na forma de ações da Tesla, Musk teria de multiplicar o valor da empresa por 8… no final de 2024, a Tesla valia metade da capitalização de mercado do setor automóvel - global!

No entanto, Musk parece estar confiante. Na passada segunda-feira comprou ações da Tesla na ordem dos mil milhões de dólares, fazendo assim Call ao All In da Administração.

Também a xAI de Musk, agora dona da rede social X, está a procurar 10 mil milhões de dólares numa nova ronda de investimento que a valorizará até aos 200 mil milhões!

Bónus: a Alphabet, dona da Google, alcançou uma capitalização de mercado de 3 milhões de milhões, tornando-se a 4.ª empresa a alcançar o feito!

ECONOMIA

Mudanças nas políticas de habitação

Mais oferta de habitação, flexibilização do arrendamento.

Um acordo assinado esta quinta-feira entre o Governo e o Banco Europeu de Investimento (BEI) prevê uma linha de financiamento para apoiar a construção e a renovação de 12 mil habitações para arrendamento acessível, dirigidas às famílias da classe média.

A formalização da primeira tranche, na ordem dos 450 milhões de euros - de um total do financiamento da linha de crédito de 1.340 milhões de euros - foi assinada esta quinta-feira (18/09).

Além disso, o Banco Português de Fomento (BPF) fornecerá 2,5 mil milhões em garantias para apoiar as câmaras municipais na construção de até 120 mil casas, cobrindo 90% do investimento dos municípios, mas assumindo apenas 5% das perdas. Também serão lançadas linhas para parcerias público-privadas, em que terrenos e licenciamento são públicos e construção e gestão podem ser privadas ou mistas, dependendo do município. O objetivo destas medidas é acelerar a construção de habitação acessível e controlar o risco público, incentivando a participação competitiva da banca comercial.

Paralelamente, o Governo pretende avançar com um plano para flexibilizar o arrendamento através de incentivos à construção. Entre as medidas, avalia acabar com o limite de 2% no aumento das rendas de novos contratos, e simplificar o processo de despejo.

Para financiar políticas de habitação, serão vendidos cerca de dez imóveis do Estado, e lançadas parcerias público-privadas em 15 edifícios públicos para o arrendamento acessível. O pacote deverá ser aprovado em Conselho de Ministros.

EMPRESAS

Será o final da novela mexicana-chinesa-americana?

A venda do TikTok a um consórcio americano parece estar perto de ser finalizada.

As negociações sobre a venda do TikTok a investidores norte-americanos avançam após a ordem executiva de Trump em 2024, que exigia a alienação da propriedade chinesa por “motivos de segurança” - da qual falámos numa edição passada da nauta. Segundo o Wall Street Journal, a operação nos EUA poderá ficar sob controlo de um consórcio liderado pela Oracle (que fornece toda a infraestrutura cloud do TikTok nos EUA), com 80% de capital americano e um conselho de administração dominado por representantes dos EUA. Os utilizadores terão de migrar para uma nova aplicação, já em testes.

O algoritmo, considerado o maior trunfo do TikTok, não deverá ser incluído na venda; os compradores terão de desenvolver ou licenciar um novo sistema de recomendação, o que poderá demorar meses ou anos e alterar significativamente a experiência dos utilizadores. Os detalhes finais deverão ser discutidos entre Trump e Xi Jinping, estando o prazo para a venda prorrogado até 16 de dezembro de 2025.

A ACONTECER

🔗🗺️ A startup portuguesa Bridge In, que ajuda empresas internacionais a entrar em novos mercados, anunciou a sua expansão para Itália, confiante que este país represente 30% da receita total já em 2026. A empresa planeia criar uma equipa de 10 pessoas no mercado italiano e já mira outros países europeus e regiões como África do Norte, Médio Oriente e Ásia, com o objetivo de estar presente em todo o continente europeu nos próximos cinco anos. A Bridge In, que já atraiu mais de 110 milhões de euros de investimento estrangeiro para Portugal, já foi nauta da semana na edição de 31 de agosto de 2024.

🍬🍫 A Officetotal Food Brands, de Ponte de Lima, comprou à PepsiCo a marca Chipicao para os mercados de Portugal, Espanha e França, num negócio de cerca de 6 milhões de euros. A produção, antes feita no Carregado, passará para a fábrica de Ponte de Lima a partir de 1 de outubro. Em 2024, a empresa faturou cerca de 5 milhões de euros em Portugal e pretende duplicar esse valor em dois anos com a integração da Chipicao.

Rapidinhas

A proposta do Governo de reduzir o IRC para 19% em 2026, 18% em 2027 e 17% em 2028 foi aprovada na assembleia, na generalidade, esta sexta-feira.

O Governo quer facilitar as deduções para empresas que aumentem salários em pelo menos 4,7%. A medida visa tornar operacional o mecanismo de valorização salarial previsto na Concertação Social.

Os herdeiros de Certificados de Aforro da série A vão poder receber o prémio em dinheiro por transferência bancária, e não apenas em novos certificados, como acontecia até agora. 

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026. Marcelo Rebelo de Sousa irá oficializar a data após as eleições autárquicas de 12 de outubro.

A unicórnio portuguesa Tekever vai abrir a quarta fábrica de produção de drones no Reino Unido. A fábrica tem abertura prevista para 2026 e irá criar mil postos de trabalho qualificados.

Segundo o Eurostat, a inflação na Zona Euro para agosto foi de 2,0%, em variação homóloga. 

Esta quarta-feira (17/09), Portugal introduziu dois leilões de Bilhetes do Tesouro* a 10 e 12 meses, num montante global de 1.750 milhões de euros

Os dados do Banco Central Europeu (BCE) apontam para uma estabilização dos salários na Zona Euro em 2026, prevendo uma subida de apenas 1,7% no primeiro semestre. É um sinal de que a inflação deverá manter-se controlada e próxima do objetivo dos 2%. 

A OpenAI está a processar duas empresas portuguesas por incluírem “GPT” na sua denominação.

A Fitch subiu o rating de Portugal de A- para A, com perspetiva estável, destacando a redução sustentada da dívida, excedentes orçamentais e uma política financeira prudente. 

NAUTA DA SEMANA
Musiversal

A Musiversal, startup cofundada pelo português André Miranda e estrela do Road 2 Web Summit 2022, voltou a afinar as cordas: levantou 6 milhões de dólares (5,1 milhões de euros) numa ronda Série A coliderada pela Iberis Capital e Lince Capital.

🎧 O que  é a Musiversal?

A Musiversal é uma plataforma de produção musical que liga criadores a músicos de sessão em qualquer parte do mundo, através de gravações em direto. O modelo funciona por subscrição. A Musiversal Unlimited custa 249 dólares por mês e dá acesso a sessões profissionais ilimitadas, como se tivesses um estúdio global sempre aberto. Até agora, já foram realizadas mais de 100 mil sessões e pagos mais de 3 milhões de dólares a artistas em mais de 20 países.

🎹 Equipa em crescendo

Com cerca de 30 colaboradores, divididos entre Portugal e EUA, mas sempre a trabalhar em modo remoto, a startup mantém ainda um espaço físico e café aberto ao público na Rua da Prata, em Lisboa. Agora, a prioridade é reforçar as áreas de marketing e I&D de software. Os 1000 utilizadores ativos contribuem para uma comunidade global de músicos,  que permitirá à Musiversal democratizar a produção musical profissional, com o objetivo de produzir um álbum seja quase tão acessível como fazer uma playlist.

RECOMENDAÇÃO

É possível entrar no mercado imobiliário sem ter de vender um rim?

Os preços das casas estão a subir mais rápido do que os teus batimentos quando vês a renda no idealista. Comprar um T2 em Lisboa? Missão impossível. Mas calma: não precisas de hipotecar a tua vida para entrar no mercado.E se dissemos que existem os fundos imobiliários, que basicamente são tipo uma “vaquinha profissional” para investir em imóveis. Através deste artigo tens uma breve explicação sobre: como funcionam, quanto dinheiro é preciso (pode ser a partir de 100€), que riscos tens de ter em conta e como escolher o fundo certo para ti.É quase como comprar uma casa… mas sem ter de aturar obras, senhorios malucos ou vizinhos que aspiram às 7h da manhã.Não é dar 40 anos de vida ao banco por um crédito à habitação… outras paradas.

ABC DO DINHEIRO
Bilhetes do Tesouro (Portugal)

Os Bilhetes do Tesouro são instrumentos de dívida pública de curto prazo, com maturidade de até um ano, que correspondem a um empréstimo concedido à República de Portugal. São emitidos a desconto, ou seja, vendidos por um valor inferior ao nominal, refletindo o pagamento antecipado dos juros. Estes títulos, de elevada liquidez, são colocados em mercado por via de leilão ou através de subscrição restrita, sendo reembolsados na data de vencimento pelo seu valor nominal. A sua emissão ocorre no mercado interbancário de títulos, sob responsabilidade do Banco de Portugal.

No adeus desta edição queremos relembrar-te do nosso questionário. A tua opinião é fundamental para podermos melhorar a tua nauta, podes preencher o nosso questionário anónimo através deste link: https://forms.gle/EDiE97xuwo3r4Dti8

Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!

Memes

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos INTC para a Intel, TSLA para a Tesla, AAPL para a Apple e GALP para a Galp.

A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.