21 de fevereiro de 2026

Boa tarde, coisinha sexy!
Esta semana escrevemos sobre o possível invasão dos EUA ao Irão, sobre como fazer transições democráticas e sobre a startup angolana a fazer História.
Vamos lá!
PSI 1,16% | STOXX600 1,82% | S&P500 1,35% | NASDAQ 1,74% |
EUR/USD -0,57% | OURO 2,68% | CRUDE 5,93% | BITCOIN -0,47% |
PLTR 5,47% | BCP 3,97% | GALP 3,02% | COR -1,99% |
Dados obtidos às 11:33 do dia 21 de fevereiro de 2026. Definições no final da nauta.
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
A notícia mais importante da semana: Irão os EUA invadir o Irão?
De forma semelhante ao que aconteceu nas Caraíbas antes da captura de Maduro, os Estados Unidos da América (EUA) estão a acumular forças armadas na vizinhança do Irão. O Irão, por sua vez, fechou temporariamente parte do Estreito de Ormuz, um ponto estratégico por onde passa 20% do petróleo do planeta.
Mas como é que a situação escalou até aqui?
São múltiplas as razões:
Desde a Administração de Barack Obama que os EUA querem negociar um acordo nuclear com o Irão - sempre sem sucesso;
Os protestos domésticos contra o regime iraniano têm enfraquecido os aiatolas;
Pressão israelita empurra os EUA para atuar na região;
Os mercados do petróleo estão relativamente estáveis, abrindo margem de manobra para conflitos no Médio Oriente.
E irá Trump partir para a guerra?
Mais uma vez, ninguém sabe o que se passa na cabeça dele. Os mercados estão a reagir relativamente bem ao aumento das tensões, portanto não deverão ser grandes impedimentos (desta vez). Trump “ofereceu” 10 dias ao Irão, para negociar. Já houve quem escrevesse que Trump poderia não estar a fazer bluff, mas a cada dia que passa os EUA ficam cada vez mais obrigados a invadir o Irão, nem que seja para não fazerem uma retirada humilhante após meses de preparação.
Como não podia deixar de ser, nos mercados, o petróleo está ao rubro!
A 2.ª notícia mais importante da semana: Supremas tarifas canceladas pelo Supremo dos EUA.
Nesta sexta-feira, o Supremo Tribunal dos EUA declarou que as tarifas globais “de emergência” declaradas por Donald Trump são ilegais. Sem o aval do Congresso, o Presidente dos EUA não as pode declarar.
O que o Supremo não explicou é o que deverá ser feito aos mais de 100 mil milhões dólares que já foram “angariados” com essas tarifas. Entretanto, Trump também não sabe o que é suposto fazer ao dinheiro, mas já declarou novas tarifas globais de 10%...
Olho no fogão… do futuro!?
A Presidente do Banco Central Europeu )BCE), Christine Lagarde está a planear não levar o mandato até o fim e sair antes das eleições presidenciais francesas de 2027. O objetivo é permitir que Macron participe na escolha do seu sucessor, avançou o Financial Time, de modo a impedir o partido francês de extrema-direita liderado por Marine Le Pen, Reagrupamento Nacional, de participar na próxima escolha para a Presidência do BCE, caso vença as eleições.
No nosso retângulo: PSI a caminho dos 10000 pontos!
Depois de precisar de menos de 100 dias para passar dos 7000 para os 8000 e dos 8000 para os 9000, o índice bolsista português (PSI) parece estar bem encaminhado para os 10 mil pontos.
São boas notícias que ilustram a trajetória ascendente das grandes empresas portuguesas e também da economia do país, em linhas gerais. É neste contexto positivo que a Fidelidade, a maior seguradora portuguesa, aponta para uma entrada na bolsa em 2027 com uma avaliação inicial de 3 mil milhões de euros!
ANÚNCIO
Wake up to better business news
Some business news reads like a lullaby.
Morning Brew is the opposite.
A free daily newsletter that breaks down what’s happening in business and culture — clearly, quickly, and with enough personality to keep things interesting.
Each morning brings a sharp, easy-to-read rundown of what matters, why it matters, and what it means to you. Plus, there’s daily brain games everyone’s playing.
Business news, minus the snooze. Read by over 4 million people every morning.
Temos uma novidade: vamos começar a testar a inclusão de alguns anúncios na nauta. O objetivo é explorar formas de financiamento para manter este projeto sustentável e gratuito. Produzir uma newsletter semanal tem custos — sobretudo com o beehiiv, a ferramenta que usamos para enviar os emails e alojar o site.
Os anúncios serão poucos, relevantes, escolhidos a dedo e claramente identificados. Nada de SPAM ou promessas milagrosas.
ECONOMIA
Estabilidade e confiança, ou como garantir o sucesso económico

As transições democráticas, por si, não garantem uma boa economia.
O mundo está em constante mudança. Os regimes vão e voltam, presos numa eterna dança entre a democracia e o autoritarismo. E se é um facto que viver sob o jugo democrático é sempre melhor que sobreviver no jogo autoritário, nem sempre a transição democrática traz consigo melhores condições económicas. À atenção da Venezuela, e, possivelmente, Irão…
Quando cai uma ditadura, existe um vácuo de poder. A maneira como esse vácuo é preenchido dita muito sobre o sucesso económico (e, consequentemente democrático) do novo regime.
Vai uma rápida lição de história?
Após a queda abrupta da União Soviética, em 1991, os ativos estatais (que na altura eram praticamente todos os ativos existentes) foram rapidamente privatizados. O resultado foi um crash económico e financeiro, o estabelecimento de uma oligarquia corrupta*, e a eventual queda da democracia com a ascensão Putin.
Por outro lado, em Portugal, a transição democrática funcionou. Ainda que não tenha sido uma transição perfeita - as nacionalizações de Vasco Gonçalves, o cerco à Assembleia Constituinte e o 11 de março são alguns dos episódios mais lamentáveis - a democracia portuguesa aliou a liberdade política à liberdade económica, tendo como consequência a melhoria drástica das condições de vida dos portugueses.
No limite, até democracias ricas, como os EUA, podem sofrer erosão institucional sem golpes ou revoluções. A credibilidade, baseada no respeito a contratos, leis e à estabilidade política, é frágil.
As mudanças políticas só promovem prosperidade quando estabelecem um “âncora” institucional clara e confiável. Sem isso, mercados e investidores permanecem céticos, e o crescimento não se sustenta.
A ACONTECER
🏠💸 Olha o pacotão! - O Parlamento aprovou um novo pacote fiscal na habitação. A taxa de IVA baixa para 6% na construção ou reabilitação de imóveis para habitação própria até 648 mil euros ou destinados a arrendamento com rendas até 2300 euros mensais. Nas rendas, o IRS baixa para 10% para rendas até 2300 euros e vigora até 2029, incluindo ainda outros incentivos. Os compradores arriscam penalizações se não viverem na casa durante, pelo menos, 12 meses.
📢🌀 Ajuda aos afetados - O Governo anunciou um concurso de apoio às empresas da região Centro afetadas pelo mau tempo, proveniente de verbas não executadas do PRR. O concurso poderá ascender aos 400 milhões de euros, com 150 milhões de dotação pública e comparticipações a fundo perdido entre 30% e 50%. O Primeiro Ministro anunciou ainda a criação de um PRR nacional, aplicável a todo o território para fazer face aos prejuízos provocados pelas tempestades em todo o país.
Rapidinhas
O nosso país conta com 12 hubs de startups entre os melhores da Europa. A Startup Madeira alcançou a 161.ª posição, demonstrado que a Ilha Natal dos fundadores da nauta também dá cartas no empreendedorismo!
O Estado financiou-se em 1750 milhões de euros através de Bilhetes do Tesouro a 9 e 11 meses pagando taxas de juro superiores a 2%.
A partir de 1 de março, os carros que forem chamados pelas marcas para um recall (defeito ou falha) e não forem à oficina vão chumbar automaticamente na inspeção.
A Comissão Europeia iniciou uma investigação formal à Shein por suspeitas de design aditivo, falta de transparência nas recomendações e venda de produtos ilegais na UE.
O grupo Volkswagen está a planear reduzir custos em 20% em todas as suas marcas até ao final de 2028, devido ao impacto das tarifas americanas e da competição chinesa.
Chris Wright, Secretário da Energia norte americano estima que as vendas de petróleo venezuelano geridas pelos EUA poderão ultrapassar os 8,45 mil milhões de euros anuais.
NAUTA DA SEMANA
Anda
Há uma startup angolana a dar passos gigantes que merecem destaque. A Anda, startup angolana de mobilidade, concluiu a sua primeira ronda de investimento seed de 3 milhões de euros. Um feito inédito em Angola e no espaço lusófono!
A sociedade de advogados Gama Glória prestou assessoria jurídica à startup na angariação de capital de risco de um consórcio internacional. O valor será usado para expandir a sua frota de veículos elétricos e inovar na tecnologia das suas operações, transformando o setor dos mototaxistas.
Como é que isto Anda?
Fundada em 2023, a Anda nasceu para organizar um setor marcado pela informalidade: só em Luanda existem cerca de 600 mil mototaxistas, muitos sem licença ou seguro. A startup criou uma plataforma que digitaliza, regula e profissionaliza este ecossistema, combinando tecnologia própria, frota elétrica (duas, três e quatro rodas) e formação através da Anda Academy. É mobilidade, mas também é inclusão, porque toda a gente merece chegar ao destino e, idealmente, com carta e seguro em dia.
Próximos passos…
Este projeto já fora destacado com pernas para andar noutra ocasião, e com os 3 milhões agora garantidos, a Anda vai reforçar a frota, incluindo a nova linha Comfort Plus, com modelos como o Renault Kwid. E sim, para quem cresceu a ouvir “Kwid no asfalto, antena para o alto”, digamos que agora é versão institucional: no asfalto, com propósito e plano de expansão. O foco passa por escalar operações, investir em tecnologia e consolidar a formalização do setor. Num ecossistema ainda em fase inicial, a Anda quer provar que é possível profissionalizar a mobilidade urbana sem perder agilidade.
CANTINHO DO EMPREENDEDORISMO
🚐 A Indie Campers acelera na Europa - A plataforma portuguesa Indie Campers (nauta da semana aqui e aqui!), anunciou a aquisição das marcas europeias Just Go e Bunk Campers à neozelandesa Tourism Holdings Limited, reforçando a sua presença no Reino Unido e Irlanda. O valor da transação deverá rondar os 29,8 milhões de euros. Com esta compra, a empresa de aluguer de autocaravanas, já presente em mais de 20 países em três continentes, irá reforçar a sua posição no mercado europeu e aumentar a capacidade de resposta em destinos estratégicos para road trips.
🎧 A Sound Particles entra na Defesa - A deeptech de Leiria, Sound Particles, conhecida pelo seu software de som 3D utilizado em Hollywood e videojogos, está a entrar no setor da defesa e já tem projetos-piloto a decorrer. A tecnologia de IA aplicada ao som está a ser testada em contextos de segurança e defesa, como a deteção de drones. A startup está a preparar uma ronda de investimento para as próximas semanas.
RECOMENDAÇÃO
A Lili, o Tomás e a Júlia querem melhorar o teu CV
A luso-brasileira iTRecruiter lançou o agente de IA Lili, que analisa CV’s comparados com vagas de emprego e deveriam experimentar se gostarias de saber o que pode estar a faltar no teu CV. A solução foi apresentada na Web Summit Qatar e pretende tornar o processo de candidatura mais claro e eficaz para quem procura trabalho. Mas a Lili não está sozinha: a startup também tem outros agentes, como a AIVA, que apoia PME, faz match e análises de gap em processos de recrutamento; o Tomás, um chatbot que responde aos clientes com base nos dados da empresa; e a Júlia, que automatiza o registo de horários e presenças.
ABC DO DINHEIRO
Corrupção
Corrupção é o uso indevido de poder, cargo ou influência para obter benefícios pessoais ou favorecer terceiros de forma ilegal ou antiética. Pode manifestar-se através de subornos, fraude, nepotismo, peculato ou tráfico de influências. A corrupção compromete a justiça, a transparência e a eficiência das instituições, prejudicando o desenvolvimento económico, a confiança pública e a igualdade de oportunidades numa sociedade. O Corruption Perceptions Index é um índice que mede o grau percepcionado de corrupção de um país.
No adeus desta edição agradecemos todo o apoio que temos vindo a receber, tanto dos nossos leitores como dos nossos parceiros. De modo a manter a transparência deste projeto, escrevemos um blogpost a explicar a forma como vamos explorar a diversificação do financiamento da nauta.
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!
Memes


As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos PLTR para a Palantir, BCP para o BCP, GALP para a Galp e COR para a Corticeira Amorim.
A nauta é uma newsletter semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.







