3 de janeiro de 2026

Boa tarde, coisinha sexy!
Esta semana escrevemos sobre a operação militar dos EUA na Venezuela, averiguamos se as nossas previsões para 2025 foram confirmadas e anunciamos a Nauta do Ano.
Vamos lá!
PSI 2,97% | STOXX600 1,44% | S&P500 -1,12% | NASDAQ -1,60% |
EUR/USD -0,37% | OURO -4,35% | CRUDE -1,87% | BITCOIN 3,26% |
PLTR -13,93% | TSLA -9,68% | TSMC 7,09% | NVG 4,50% |
Dados obtidos às 11:40 do dia 3 de janeiro de 2026. Definições no final da nauta.
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio

A notícia mais importante do ano (até agora): Estados Unidos da América (EUA) começam operação militar na Venezuela.
Às 7:00 desta manhã esta edição da nauta estava bem encaminhada. No entanto, os estagiários madrugaram com os primeiros rumores de explosões em Caracas, capital da Venezuela. Até às 8:00 seguimos os eventos através de fontes locais e relatórios de inteligência militar.
Cedo se percebeu que as bombas tinham alvos específicos. Surgiram rumores (ver nota editorial) de que Nicolás Maduro teria evacuado a sua residência. Vídeos ilustravam formações de helicópteros norte-americanos (Boeing CH-47 Chinook), cada um capaz de transportar 33 a 55 soldados, a sobrevoar a cidade, indicando que os EUA teriam uma operação militar especial em curso.
Entretanto, Donald Trump anunciou a captura de Maduro e da sua mulher, que já estarão em solo dos EUA. A operação foi levada a cabo pela Delta Force, de acordo com a CBS News. A Vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez já confirmou que o paradeiro de Maduro é desconhecido e exige provas de vida.
Trata-se de uma operação de Decapitação, ou seja, da remoção da liderança de um Governo hostil. Ao contrário do que se possa pensar, não é sem precedentes. Por agora, a oposição a Maduro permanece sem declarações oficiais, inclusive de María Corina Machado, vencedora do Nobel da Paz.
O The Guardian tem um bom resumo sobre o contexto que antecedeu esta operação militar. Porém, mais importante do que o passado é o futuro, e as instabilidades que resultam de operações de Decapitação raramente são tão fáceis quanto as próprias operações. A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo, embora terrivelmente geridas. Levanta-se a questão… e a partir de agora?
Seja qual for a resposta, terá implicações históricas para a economia mundial. Os mercados estarão voláteis e imprevisíveis. A diversificação* poderá ser a melhor proteção.
Trump, que “recebeu” recentemente o muy prestigiado Prémio da Paz da FIFA, falará ao mundo às 16:00.
Nota editorial: Após a conferência de imprensa realizada por Donald Trump às 16:00, o Presidente dos Estados Unidos confirmou que Nicolás Maduro estava a tentar escapar para um local seguro quando foi intercetado por forças norte-americanas, no âmbito da referida operação.
No nosso retângulo: a bolsa portuguesa ressuscitou!

O índice PSI ao longo dos últimos 5 anos.
Os estagiários da nauta nunca viram o PSI, índice bolsista português, a saltar de forma épica. Consequências de entrar na adolescência durante a crise global de 2007/2008.
Em 2025 isso mudou. O PSI valorizou 29% com muitas cotadas a alcançarem valorizações históricas. Aliás, o PSI bateu o índice europeu STOXX600 (que também teve um ano fantástico).
A grande estrela deste ano foi o BCP, que deixou de andar de lado, alcançando uma valorização de 92,86%.
ECONOMIA
A nauta previu 2025?
Em jeito de resumo anual, fomos confirmar se as nossas previsões para 2025 estavam certas.
No início do ano passado, prevemos que o ano de 2025 seria marcado por rivalidades, revoltas e revoluções. Acertámos.
O 1.° ano de mandato de Trump foi o grande catalisador. Os 3 Rs, tradicionalmente da ecologia, deram lugar aos 3 Rs de 2025.
Rivalidades: EUA contra China (e o resto mundo, no que toca a tarifas), OpenAI contra xAI, Tesla contra BYD, Musk contra Trump, Google contra NVIDIA e… Europa contra quase todos. O mundo moderno é multipolar e combativo, rivalidades estão na moda.
Revoltas: 2024 foi o ano com mais eleições na história e, em muitos casos, os incumbentes perderam. Assim, 2025 ficaria marcado por revoltas caso as mudanças pelas quais votaram não fossem cumpridas. Em Portugal tivemos a Greve Geral, nos EUA Zohran Mamdani foi eleito como Mayor de Nova Iorque e, um pouco por todo o lado, a Geração Z começou a revoltar-se contra o status quo.
Revoluções: geopolítica caótica e revoltas crescentes são uma boa receita para revoluções. As principais aconteceram no Nepal e em Madagáscar, onde os Zoomers usaram bandeiras de One Piece, um anime sobre piratas revolucionários, como símbolo principal.
Para 2026 estas tendências deverão acentuar-se ainda mais. Na próxima edição faremos as nossas previsões para este ano!
A ACONTECER
⚖️⛏ A região mais pobre - O Alentejo passou a ser a região mais pobre do país. Ainda assim, Portugal registou a taxa de pobreza mais baixa desde 1994. O estudo do projeto Portugal Desigual revela que, apesar dos números atualizados mostrarem uma redução do número de pessoas em situação de pobreza, Portugal ainda vive numa situação de desigualdade.
🐔🤝 40 anos a virar frangos europeus - A 1 de janeiro de 1986, Portugal aderiu à CEE, mais tarde UE. Estes 40 anos têm um balanço misto: os fundos europeus ajudaram a modernizar o país, melhorar a educação, saúde e infraestruturas; mas a convergência económica ficou a meio caminho e Portugal continua preso à “armadilha do desenvolvimento intermédio”. A próxima geração de fundos, do PRR e Portugal 2030, pode ser a última grande oportunidade para transformar esta integração em prosperidade duradoura.
🎆🏡 2026 traz novos preços - Eletricidade (~ 1%), água (~ 1,8%), transportes e portagens (2,29%) ficarão mais caros. Na alimentação, os preços da carne e do peixe deverão sofrer as maiores subidas (~ 7%), enquanto o pão e os produtos de pastelaria poderão sofrer um ligeiro aumento. A inspeção dos veículos irá aumentar em linha com a inflação. As rendas poderão aumentar 2,24%.
Rapidinhas
O IGCP recomprou 886 milhões de euros em títulos de dívida com maturidade em 2026 e 2027.
Portugal aprovou duas leis que regulamentam os criptoativos, alinhadas com as diretrizes europeias mais recentes.
O Hospital Amadora-Sintra iniciou um projeto-piloto, a Via Integrada de Atendimento, que utiliza IA para apoiar o plano de tratamento nas urgências e reduzir os tempos de espera.
A remuneração base dos Certificados de Aforro subscritos em janeiro vai baixar 0,011 pontos percentuais face a dezembro, fixando-se nos 2,046%.
A bioeconomia já representa 5% do PIB da UE. Com 17 milhões de empregos, este setor contribui com 863 mil milhões de euros para a economia comunitária.
O Estado alcançou um excedente orçamental de 2,8 mil milhões de euros até novembro. A evolução resulta de um crescimento da receita (7,3%) superior ao da despesa (6,9%).
A dívida pública diminuiu 1,9 mil milhões de euros em novembro, para 281,4 mil milhões de euros. Deverá baixar para 90% do PIB no final de 2025.
Os reembolsos das viagens aérea, no âmbito do subsídio da mobilidade, estão suspensos temporariamente. Os CTT aguardam a publicação de portarias nacionais, após a introdução de uma nova plataforma de reembolsos.
O crédito à habitação aumentou 9,8% em novembro de 2025, face ao período homólogo.
A Bulgária aderiu à Zona Euro no dia 1 de janeiro, tornando-se o 21.º membro da união monetária.
O Banco Central Europeu definiu dois grandes objetivos para 2026: o lançamento do euro digital (à espera da legislação europeia) e a renovação das notas de Euro.
Em 2025, as 500 pessoas mais ricas do mundo aumentaram a sua fortuna em 2,2 biliões de dólares.
NAUTA DO ANO
BHOUT
Portugal precisa de mais campeões de pesos pesados!
Em Portugal muita coisa boa é criada. Somos, e sempre seremos, um país de criativos capazes de inovar nas mais diversas áreas. Desde as caravelas e os astrolábios do passado até ao Multibanco e à própria Via Verde, na atualidade.
No entanto, onde o nosso pequeno país deixa a desejar é na aplicação das nossas invenções. Num retângulo de 10 milhões de habitantes, construir empresas sustentáveis a partir de invenções modernas não é tarefa fácil. Especialmente para aqueles que subscrevem a ideia de que Portugal fica “na cauda da Europa”, quando na verdade somos os dianteiros do Atlântico.
Assim, é com muito prazer que destacamos a startup BHOUT como a nossa Nauta do Ano. Não pela invenção, que é brilhante, mas sim, por desafiar, de forma combativa, a narrativa de que Portugal não cria, exporta e escala soluções inovadoras.
Seguimos a BHOUT desde o nascimento da nauta. Logo na nossa 2.ª edição (28 de outubro de 2023), quando a nossa newsletter ainda era um PDF enviado via gmail, destacámos o BHOUT Bag que tinha recebido distinção da TIME como uma das melhores invenções do mundo:

A BHOUT mencionada na 2.ª edição da nauta, em outubro de 2023.
Enquanto escrevíamos essa edição, a nossa grande dúvida, internamente, era se já era altura de destacar a BHOUT como nauta da semana. Optámos por destacar a Nortech AI, que na altura tinha levantado uma ronda de investimento de 2,5 milhões de euros. Os nossos “passarinhos” sussurravam que a BHOUT iria alcançar grandes coisas em breve.
E foi logo algumas semanas depois! Na nossa edição de 11 de novembro de 2023, fomos “obrigados” (mas com muito gosto) a destacar a BHOUT como nauta da semana. Isto porque a startup conseguiu um investimento inicial estrondoso:

A BHOUT foi destacada como nauta da semana na edição de 11 de novembro de 2023.
Recapitulando… Em 2023 o BHOUT Bag é considerado uma grande invenção e a BHOUT consegue um investimento inicial histórico. Restava o mais difícil, escalar!
Desde então, a BHOUT venceu a edição de 2024 do Tech Innovator in Portugal da KPMG… mas 2025 foi o derradeiro ano. Com um crescimento de 197% na receita trimestral, seis clubes abertos e mais de 3 mil utilizadores, a BHOUT está em vias de “abrir loja” nos EUA e deverá continuar a expandir-se para outros mercados, naquela que é uma aposta contínua em franchising.
Mais, no final de 2024 o CEO Mauro Frota começava a trabalhar na próxima ronda de investimento, na ordem dos 20 milhões de euros. Sabemos que alcançar rondas de investimento é uma tarefa hercúlea, especialmente em Portugal. É uma epopeia que leva tempo, repleta de peripécias e Adamastores. Em 2025, receberam investimento da Portugal Ventures (uma ordem de grandeza abaixo dos 20 milhões), mas o “tesouro” não deverá estar muito longe…

Parece que a Dealroom é tão fã da BHOUT como nós.
A Dealroom dá um sinal de 86%, é mais que tempo dos investidores apostarem na “pancadaria”!
CANTINHO DO EMPREENDEDORISMO
🚀 A Evertis a investir em sustentabilidade - A Evertis Ibérica, multinacional familiar que faz parte do grupo IMG, irá investir 39,5 milhões de euros numa nova fábrica em Portalegre. A unidade vai produzir filmes à base de PET com maior teor de conteúdo reciclado e material de base biológica, dirigidos à indústria produtora de embalagens dos setores alimentar e healthcare. O projeto, classificado como de interesse para a diversificação e internacionalização da economia portuguesa, prevê a criação de 154 postos de trabalho e beneficiou de 11,8 milhões de euros em apoios do Estado.
🤖 A Pixelmatters a atrair tech hubs - A Pixelmatters lançou o Tech Hubs in Portugal, um serviço de softlanding que ajuda empresas tecnológicas a se instalarem em Portugal. Este serviço ajuda as empresas a montarem equipas de produto e engenharia, através de um modelo BOT (Build–Operate–Transfer), testando o mercado com baixo risco e sem precisarem criar logo uma empresa local. Com foco em empresas dos EUA, o Tech Hubs já ajudou a Ujet.cx, plataforma global de contact center na cloud, a instalar-se e a crescer com equipas dedicadas no país.
RECOMENDAÇÃO
Confuso com TANB, TAE e TAEL? Este guia salva-te de decisões caras!
Se TANB, TANL, TAE e TAEL soam a nomes de bandas estranhas do NOS Alive, este artigo é para ti. Hoje é o dia que ficas a perceber, sem dor de cabeça, qual é a taxa bonita no anúncio, e qual é a que manda mesmo no dinheiro que cai na conta. Entre impostos, juros sobre juros e contas mal explicadas, a taxa que parece incrível pode afinal ser só fogo-de-vista. Ler este artigo agora pode poupar-te a surpresas desagradáveis e a escolhas financeiras que custam mais do que parecem.
ABC DO DINHEIRO
Diversificação
No mundo dos investimentos, diversificação é, basicamente, não colocares todos os teus ovos no mesmo cesto. Ao diversificar, estás a distribuir recursos, investimentos ou atividades por diferentes ativos, setores ou mercados, com o objetivo de reduzir riscos. Ao não concentrar tudo numa única opção, eventuais perdas podem ser compensadas por ganhos noutras áreas..
No adeus desta edição, relembramos Warren Buffett que deixou oficialmente o seu cargo enquanto líder da Berkshire Hathaway. O melhor investidor de todos os tempos deixa várias lições que são cada vez mais importantes nos dias que correm!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!
Memes


As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos PLTR para a Palantir, TSLA para a Tesla, TSMC para a TSMC e NVG para a The Navigator Company.
A nauta é uma newsletter semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.




