Desde a primeira edição da nauta, assumimos um compromisso claro: oferecer, de forma gratuita, conteúdo de qualidade nas áreas da economia, dos mercados financeiros e do empreendedorismo, escrito em português e pensado para jovens portugueses. O nosso objetivo de longo prazo é democratizar o acesso à literacia financeira em Portugal.

Produzir, todas as semanas, uma newsletter com este nível de rigor, curadoria e criatividade implica trabalho contínuo e custos operacionais. Entre estes, destaca-se a utilização do beehiiv, a plataforma que utilizamos para o envio das nossas edições e para o alojamento do nosso website.

Até ao momento, temos suportado estes encargos, garantindo que o acesso à nauta se mantém totalmente gratuito. No entanto, para assegurar a sustentabilidade do projeto a médio e longo prazo, sem introduzir subscrições pagas ou limitar o acesso ao conteúdo, torna-se necessário diversificar as nossas fontes de financiamento.

Este gráfico do nosso crescimento ilustra o impacto do nosso 1.º, e único (até agora), financiamento.

A Introdução de Publicidade

Nas próximas edições, iniciaremos um período experimental de inclusão de anúncios na newsletter.

Esta decisão assenta em três princípios fundamentais:

  • Gratuitidade: a nauta continuará a ser de acesso livre. A introdução de publicidade permite preservar este compromisso;

  • Relevância: os anúncios serão criteriosamente selecionados, alinhados com os interesses do nosso público nas áreas da educação financeira, economia e empreendedorismo;

  • Transparência: todo o conteúdo patrocinado será claramente identificado.

Com isto, o nosso objetivo não é condicionar ou transformar a experiência de leitura, mas sim testar e averiguar se o nosso projeto pode crescer de forma sustentável, mantendo a qualidade editorial e a independência que nos caracterizam.

Como princípio de curadoria, privilegiaremos parceiros cuja presença acrescenta ao produto editorial em vez de o diluir. Nesse enquadramento, após dezenas de propostas que temos vindo a receber ao longo do último ano, escolhemos aceitar uma parceria com a empresa de business media norte-americana Morning Brew. Abaixo, enumeramos as razões que justificam a nossa primeira escolha:

  • Ajuste demográfico: encaixa com a demografia que servimos, reduzindo o risco de publicidades irrelevantes para ti;

  • Confiança no produto: conhecemos o produto; há membros da equipa que são subscritores regulares e consideram a qualidade compatível com os nossos padrões editoriais;

  • Selo de reconhecimento: trata-se de uma marca com notoriedade internacional entre Millennials e Zoomers; a sua presença funciona como um carimbo de qualidade para a nauta (real recognizes real);

  • Efeito de abertura: pode facilitar o acesso a parcerias mais nicho e potencialmente mais remuneradoras no futuro próximo:

  • Simbolismo: embora não seja a única inspiração para a nauta, a Morning Brew foi uma referência parcial no desenvolvimento da nossa visão; é, por isso, coerente e “poético” que figure entre os primeiros testes;

  • Credibilidade institucional: sendo a marca parte do grupo Business Insider, a parceria acrescenta uma camada adicional de visibilidade e credibilidade institucional.

Compromisso com a Comunidade

A confiança dos nossos leitores é um dos pilares fundamentais da nauta desde a criação do projeto. Por isso, a introdução de publicidade será limitada, responsável e coerente com a nossa missão de democratizar o acesso à literacia financeira em Portugal.

Acreditamos que este poderá ser um passo natural na evolução do projeto: uma solução equilibrada que nos permite continuar a oferecer conteúdo gratuito, relevante e diferenciador. Caso estes testes sejam um sucesso, vamos ponderar seriamente seguir este caminho para financiar o crescimento do projeto. Assim poderemos escalar a distribuição da nauta para alcançar cada vez mais jovens portugueses.

A nauta mantém-se fiel ao seu propósito.

Este é apenas mais um passo no caminho.