- nauta
- Posts
- O Imortal Monopólio da Google
O Imortal Monopólio da Google
e muito mais!
6 de Setembro de 2025

Boa tarde, coisinha sexy!
A nauta precisa de ti. Lançámos um curto questionário para validar a nauta e melhorar ainda mais a tua newsletter favorita!
Nesta semana escrevemos sobre o monopólio da Google, sobre a estratégia da UE e sobre várias startups tugas.
Vamos lá!
PSI -1,22% | STOXX600 -0,57% | S&P500 0,21% | NASDAQ 0,86% |
EUR/USD 0,052% | OURO 4,89% | CRUDE -1,96% | BITCOIN 1,22% |
NVDA -6,16% | GOOG 11,33% | AAPL 3,05% | EDPR -0,40% |
Dados obtidos às 13:10 do dia 6 de setembro de 2025. Definições no final da nauta.
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio

A notícia mais importante da semana: Google - o bom, o mau e o feio…
O bom é que a Comissão Europeia (CE), nesta sexta-feira, aplicou à Google uma coima de 2,95 mil milhões de euros por violação das regras da UE num caso de distorção da concorrência no setor das tecnologias publicitárias. Mais, a CE ordenou à Google que ponha termo a estas práticas de autofavorecimento, dispondo a Google de 60 dias para informar a CE sobre a forma como tenciona dar execução a estas instruções.
O mau é que enquanto a Europa combate as práticas monopolistas da Google, os Estados Unidos da América (EUA) fraquejam no momento chave - um juiz federal decidiu que afinal a Google não terá de vender o Chrome.
O feio é Donald Trump, Presidente dos EUA, que ameaçou mais tarifas à União Europeia (UE) como consequência da coima aplicada à Google. Como se não bastasse por em causa o novo acordo comercial entre os EUA e a UE, este tipo de ameaças selvagens tem um efeito real na CE: as intervenções do Comissário de Comércio Maroš Šefčovič, umas horas antes da decisão de aplicar a coima, levaram à suspensão da decisão na terça-feira!
A nossa análise: a decisão da CE, de aplicar uma coima à Google por causa das suas prática monopolistas na indústria das publicidades, é baseada nas regras da UE. Tiro e queda. Também não é exclusiva ao nosso continente, os próprios tribunais dos EUA já declararam a Google como monopólio… no entanto, o mundo das gigantes tecnológicas está sob uma revolução e a verdade é que o monopólio da Google em motores de busca (Chrome) pode estar em vias de extinção. Assim, não é surpreendente que o juiz federal Amit Mehta, o mesmo que em 2024 declarou a Google como um monopólio, esteja agora a deixar o império intacto - o seu argumento é que com a Inteligência Artificial (IA), a Google pode agora ser destronada por competição. Mais preocupante é a decisão da CE ter sido adiada uns dias por causa da interferência de um Comissário…
É que embora existam argumentos de que a interferência deveu-se a pragmatismo político, do estilo “enquanto temos esta pistola apontada à Google podemos negociar melhor com os EUA de Trump”, o protagonista da cena, Maroš Šefčovič, não está livre de suspeitas. O seu currículo é adequado, mas em 2019, enquanto concorria à Presidência da Eslováquia com o apoio do partido Smer-SD (liderado por Roberto Fico, aliado ideológico de Putin), afirmou que a Rússia não era uma ameaça e que as sanções não eram boa ideia. Ausente da sua bio no site CE está a sua participação no Partido Comunista da Checoslováquia enquanto estudava em Moscovo.
Que o atraso na decisão tenha sido de apenas uns dias é evidência de que não se tratou de estratégia. Pelo menos estratégia a favor da UE.
Quanto à Google, as ações saltaram 11,33% ao longo desta semana. Festejos são prematuros, a gigante tecnológica apenas sobreviveu porque um juiz acha que o seu motor de busca monopolista tem os dias contados.
O Ouro e o Tesouro: o lendário banco americano, Goldman Sachs, sugere que a ounça de ouro, atualmente entre os 3500 a 3600 dólares, pode subir até aos 5000 dólares.
Isto, claro, se Donald Trump continuar a atacar a Reserva Federal e conseguir comprometer a sua independência.
Olho no fogão: setembro é historicamente o pior mês para os mercados financeiros, mas há quem argumente que desta vez será diferente.
ECONOMIA
A solução para evitar as tarifas de Trump?
A UE quer acelerar o acordo comercial com o Mercosul - Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
O acordo comercial UE - Mercosul, do qual já falámos na nauta, visa criar a maior zona de comércio livre do mundo, reduzindo tarifas e aumentando as exportações europeias para o bloco sul-americano em cerca de 39%. A proposta final do acordo já foi entregue aos Estados Membros e, tudo dita que será aprovado até ao final do ano, ainda que com crivos negativos da França, Polónia e Irlanda.
Se este acordo já era bem-vindo em 2024, as tarifas alfandegárias impostas pelos EUA vêm criar condições muito favoráveis para o estabelecimento deste acordo de comércio livre. As exportações agroalimentares poderão crescer pelo menos 50%, beneficiando produtos como vinho, azeite, chocolate e bebidas espirituosas, com proteção para 344 indicações geográficas. A Comissão destacou a introdução de salvaguardas para o setor agrícola, principal crítico do acordo. Estas permitirão monitorizar importações (por exemplo, carne bovina) e aplicar tarifas temporárias se houver disrupções de mercado prejudiciais.
A ACONTECER
👩🏫 💶 De mal comportado a melhor aluno - Portugal viu o rating da Standard & Poor’s (S&P) subir para A +, atingindo o melhor nível em 16 anos. O país é hoje considerado dos menos arriscados da Zona Euro, sustentado por uma trajetória de forte consolidação orçamental e redução da dívida pública. A S&P aponta superavits moderados e crescimento económico resiliente, prevendo que a dívida pública desça para cerca de 82% do PIB em 2028. Este desempenho traduz-se em custos de financiamento mais baixos e posição segura entre as economias europeias.
🛬💸 Chegadas e descolagens - Depois de abrir um hub (unidade) em Leiria, a Tekever instalou-se em Aveiro. A fabricante de drones conta com 50 colaboradores na unidade de Leiria, havendo planos para chegar aos 100 até o início do próximo ano. Ao todo, a Tekever emprega agora mais de 1000 pessoas em Portugal.
🧼🌍 De casa para o mundo - A empresa de serviços domésticos Oscar (nauta da semana aqui) entrou no mercado global. Depois de Portugal e Espanha, chega agora a Londres com 150 serviços. Após ter angariado 12 milhões de euros, com a participação de investidores internacionais, a empresa conta já com 780 mil utilizadores registados.
🖥️🔐 De supermercados para cibersegurança? A Bright Pixel, braço de investimento em risco da Sonae e nauta da semana em 2 ocasiões anteriores, liderou uma ronda Série A de 10 milhões de dólares na Tidal Cyber, startup de cibersegurança da Virgínia especializada em Threat-Led Defense. Fundada por ex-MITRE experts, a empresa ajuda organizações a defender-se de ataques reais com base no comportamento dos atacantes. O investimento vai acelerar o produto e crescimento, e reforça a aposta da Bright Pixel em cibersegurança de ponta.
🎮🫰 A brincar a brincar… a AGILidades, spin-off do Instituto Politécnico de Leiria, foi reconhecida com o estatuto oficial de startup em Portugal. A empresa foca no desenvolvimento de jogos e materiais para promover o treino funcional em populações vulneráveis. Em 2024 recebeu um financiamento de 30.000 euros através do PRR – Voucher Startup, que ajudou na transição digital e na maturação tecnológica dos seus produtos. A AGILidades colabora com mais de 60 instituições em todo o país, incluindo lares e clínicas.
Rapidinhas
ALERTA NAUTA: As Eleições Autárquicas vão realizar-se a 12 de outubro. Caso estejas ausente do teu município nesta data, podes consultar toda a informação sobre o voto antecipado no Portal do Eleitor.
O Governo dos Açores aprovou a separação da unidade económica dos serviços de handling da SATA para alienação. A medida enquadra-se no plano de reestruturação da SATA, aprovado pela Comissão Europeia em 2022.
A versão “base” do grande modelo de linguagem natural (LLM), Amália, será apresentada no dia 30 de setembro. A apresentação científica e técnica irá assinalar o fecho da segunda fase de desenvolvimento do modelo de IA português.
O Governo vai descongelar o valor das propinas das licenciaturas a partir do ano letivo 2026/2027. O valor passará de 697 para 710 euros. O Ministro da Educação avisou que os diplomados vão ter de optar entre receber o prémio salarial ou o IRS Jovem nos novos pedidos.
O preço das casas em Portugal Continental registou um aumento de 20,6% em julho face ao mesmo mês de 2024, aproximando-se de máximos históricos de 21,1%. O preço médio de venda no período analisado atingiu os 3.644 euros por metro quadrado
Esta sexta-feira, deu-se início à oferta pública de venda de 29,75% do capital do Banco de Fomento de Angola (BFA), a maior operação de sempre da bolsa de Luanda. O BFA, detido pelo BPI e pela Unitel, pode render quase 100 milhões de euros ao banco português.
A Comissão Europeia propôs a atribuição de 6,2 mil milhões de euros ao reforço do Mercado Único e 800 milhões de euros à Justiça, no âmbito do orçamento plurianual da UE 2028-2034.
NAUTA DA SEMANA
Networkme
A portuguesa Networkme, plataforma que ajuda jovens a escolher carreiras e empresas a recrutar talento, está a acelerar o ritmo. Depois de conquistar o Brasil, onde já impactou mais de 500 mil estudantes em apenas 12 meses, a startup olha agora para outros mercados da América Latina e prepara uma ronda série A* ambiciosa em 2026.
📝 CV em expansão
Com ADN português, a Networkme já soma 120 mil estudantes e 1.000 empresas em Portugal (entre elas Meo, Super Bock Group, Jerónimo Martins ou BNP Paribas). Espanha, onde entrou em 2022, está em “modo observação”, mas o grande salto veio mesmo do Brasil: a meta era 300 mil estudantes, mas acabou por bater nos 500 mil. Agora, a prioridade é consolidar a operação brasileira, apostar numa comunidade mais qualificada e só depois pensar em abrir vagas para novos mercados na América Latina e países lusófonos.
🎯 Entrevista marcada e promoção em vista
Com cerca de duas dezenas de colaboradores — 24 pessoas, 15 delas em Portugal, a Networkme prepara reforço. A startup quer contratar mais seis até ao final de 2025 e duplicar a equipa até 2026, tudo isto numa estrutura mais enxuta e focada em “atualizar o LinkedIn interno” para então crescer lá fora. A próxima série A*, estimada entre 6 a 10 milhões de euros, servirá para reforçar tecnologia e cimentar a ambição: ser a plataforma global de carreiras para jovens em início de carreira. É passar de “quero ser astronauta” para “quero só um contrato que não seja de 6 meses e tickets refeição acima de 5€”.
RECOMENDAÇÃO
Não ééé pensar que o PPR é só para depois da reforma… Outras paradas
Resgatar o teu PPR não é só “clicar no botão e torcer para aparecer dinheiro na conta”. Este artigo do Doutor Finanças, Resgatar PPR: Um guia para não se perder, mostra quando podes levantar sem penalizações, quais as taxas e deduções que não podes ignorar, e até as exceções até ao final de 2024. Evita sustos no IRS e faz o teu dinheiro trabalhar para ti mais do que tu depois de uma maratona de Netflix.
ABC DO DINHEIRO
Série A (Ronda de financiamento)
O financiamento Série A refere-se ao investimento numa empresa privada em fase de arranque, depois de esta ter demonstrado um modelo de negócio viável com forte potencial de crescimento. Este tipo de financiamento sucede ao capital inicial proveniente de investidores de arranque e investidores-anjo, correspondendo frequentemente à primeira ronda de capital de risco, geralmente na ordem dos milhões. Os financiadores da Série A costumam assegurar uma participação significativa em troca do montante investido e do risco assumido.
No adeus desta edição queremos relembrar-te do nosso questionário. A tua opinião é fundamental para podermos melhorar a tua nauta, podes preencher o nosso questionário anónimo através deste link: https://forms.gle/EDiE97xuwo3r4Dti8
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!
Memes


As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a NVIDIA, GOOG para a Google, AAPL para a Apple e EDPR para a EDP Renováveis.
A nauta é um boletim informativo semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.