20 de dezembro de 2025

Boa tarde, coisinha sexy!
Esta semana escrevemos sobre a o recorde de valorização da Tesla, sobre as mais recentes decisões da Comissão Europeia, e sobre o BCE, que manteve as taxas de juro.
Vamos lá!

PSI 2,36

STOXX600 1,48%

S&P500 -0,37%

NASDAQ -0,10%

EUR/USD -0,36%

OURO 0,22%

CRUDE -1,74%

BITCOIN 2,10%

PSKY -5,30%

TSLA 2,49%

NFLX -1,61%

SEM 19,48%

Dados obtidos às 11:40 do dia 20 de dezembro de 2025. Definições no final da nauta.

MERCADOS FINANCEIROS

Praça do Comércio

“O taxímetro ‘tá avariado, chefe.”

A notícia mais importante da semana: a economia europeia está pronta para o futuro!

Pela quarta vez consecutiva, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro inalteradas nos 2%. Ao prever uma economia europeia em crescimento nos próximos anos, Christine Lagarde (Presidente do BCE) afirma que existe resiliência. Espera-se que o consumo doméstico sustente o crescimento da Zona Euro, agora que a inflação parece estar controlada. As tarifas de Trump não nos beliscaram.

Olho no fogão: Tesla, robotaxi

Depois de um ano que começou muito mal, a Tesla de Elon Musk atingiu um máximo histórico. Os analistas argumentam que o otimismo à volta das ações da Tesla é resultado dos robotáxis estarem cada vez mais perto de se tornar realidade.

No entanto, as vendas da Tesla continuam a cair, especialmente na Europa. 

Isto levanta uma questão maior, o que é a Tesla? Se for uma empresa de automóveis elétricos, os resultados recentes são maus. Se for uma empresa de robótica e inteligência artificial, o futuro é promissor.

Independentemente da resposta, a maior ameaça à sustentabilidade da Tesla é a China. No mercado dos veículos elétricos, os preços mais baixos das empresas chinesas são o fator dominante para conquistar consumidores. E no mercado da robótica… também!

Fica o exemplo da iRobot, empresa criadora dos robots aspiradores, os Roomba, que foi recentemente à falência por causa da competição chinesa.

Saga Netflix vs. Paramount: Episódio de filler!

Temos acompanhado a novela da aquisição da Warner Bros. Discovery, dona da HBO, pela Netflix ou, hostilmente, pela Paramount. Esta semana foi mais lenta e não há grandes novidades. Como se esperava a Warner Bros. Discovery recomendou aos seus acionistas que rejeitassem a proposta da Paramount. A novela continua!

Nos próximos tempos: bolsas abertas 24 horas!

O NASDAQ, à semelhança de outros índices bolsistas, está a planear ficar aberto 24 horas. Sem pausas. 

UNIÃO EUROPEIA

Ajudar a Ucrânia, adiar assinaturas

A Comissão Europeia reuniu para discutir vários assuntos importantes

Esta quinta-feira, os líderes europeus reuniram-se para finalizar dois dossiers: o próximo pacote de ajuda ao esforço de guerra ucraniano, e a assinatura do acordo Mercosul.

A UE vai emitir 90 mil milhões de euros em dívida conjunta para financiar a Ucrânia entre 2026 e 2027, após falhar o acordo para um empréstimo de reparações com base em ativos russos congelados. A Hungria, a Chéquia e a Eslováquia ficam de fora do esquema, isentas de qualquer responsabilidade financeira. Apesar das divisões, líderes europeus garantem que este mecanismo assegura a estabilidade financeira da Ucrânia, num momento crítico da guerra.

Quanto à assinatura do acordo comercial com o Mercosul - que já está 25 years in the making -, foi adiada para janeiro do próximo ano. Isto porque Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana, conseguiu convencer Lula da Silva, presidente brasileiro, de que a Itália precisa de mais tempo para conseguir dar garantias aos agricultores italianos. Entretanto, os agricultores franceses voltaram-se para o desporto nacional francês: protestar, e contando com a companhia dos congéneres belgas. Já escrevemos sobre o polémico acordo comercial com o Mercosul numa edição passada.

Em paralelo, a Comissão prepara uma nova doutrina de segurança económica para reduzir dependências estratégicas em áreas críticas, das matérias-primas às tecnologias sensíveis. No centro está a aposta em terras raras e outros minerais indispensáveis à transição verde e digital, hoje fortemente dominados pela China.

Daí surgem novas iniciativas: um novo centro europeu para apoiar projetos estratégicos com milhares de milhões em financiamento, mais escrutínio ao investimento estrangeiro e regras mais duras sobre exportações sensíveis para a China. Ao mesmo tempo, Bruxelas lança uma ofensiva para aprofundar o mercado único, reforçando a indústria, inovação e resiliência das cadeias de valor.

A ACONTECER

🚑🚨 Chamem o 112 - O Governo anunciou a “refundação do INEM”, com alterações já a partir do início do próximo ano. Em situação de emergência, a primeira avaliação e estabilização passará a ser feita pelos bombeiros ou privados interessados, podendo, depois, as equipas do INEM avançar de carro se necessário. Atualmente, os bombeiros já respondem a 90% dos pedidos de emergência.

💸⏳ PP (pouco) R - Os Planos Poupança Reforma (PPR) continuam a ser a principal opção de poupança para a reforma, mas os resultados ficam, na maior parte dos casos, aquém das expectativas. A maioria dos PPR voltou a falhar em 2025: muitos não batem o mercado, alguns nem vencem a inflação e ainda cobram comissões elevadas.

Rapidinhas

O salário mínimo* nacional irá subir para 920 euros em janeiro, representando um aumento de 50 euros.

A Fórmula 1 regressará a Portugal em 2027 e 2028, com o Autódromo Internacional do Algarve de volta ao calendário.

Os valores do subsídio de refeição deverão aumentar em 2026: 6,15 euros para funcionários públicos e 10,46 euros para trabalhadores privados (valor isento de IRS).

O Governo anunciou um apoio de 350 milhões de euros para a cultura e o audiovisual, repartido por quatro anos.

Os certificados de aforro passarão a ser elencados na habilitação de herdeiros quando um aforrador morrer, para salvaguardar que o seu sucessor recebe o investimento.

O fundo COREangels Cyber & Defense pretende investir cinco milhões de euros em startups ligadas à defesa e cibersegurança, em Portugal e Espanha.

Segundo as projeções da OCDE, Polónia, Turquia e Espanha irão liderar o crescimento económico europeu entre 2026 e 2027.

A Indico Capital Partners investiu 5 milhões de euros na unicórnio norte‑americana PandaDoc, que fornece software de automação documental.

O Governo norte americano lançou o visto “Trump Gold Card”, que permitirá a estrangeiros pagar 1 milhão de dólares para acelerar o seu pedido de visto.

A corretora Trade Republic está agora avaliada em 12,5 mil milhões de euros, após os seus investidores terem liderado uma ronda secundária de 1,2 mil milhões de euros.

NAUTA DA SEMANA
Coreflux

O Fundo NOS 5G acaba de investir na Coreflux, startup portuense especializada em conectividade e controlo de dados para a Internet das Coisas, numa ronda de 1,2 milhões de euros. É a sexta empresa a receber financiamento deste fundo criado pela NOS e gerido pela Armilar.

Mas afinal, o que faz a Coreflux?

Fundada em 2023, a Coreflux constrói a “cola” que liga milhões de dispositivos inteligentes. A sua plataforma permite recolher, processar e agir sobre dados em tempo real, seja num semáforo que reage ao trânsito, numa máquina industrial que se ajusta automaticamente ou num contador de energia que comunica sem precisar de WhatsApp. Enquanto o 5G da NOS garante velocidade e escala, a Coreflux faz o trabalho invisível mas essencial: traduz dados, automatiza decisões e garante que tudo fica bem guardado na cloud. Por outras palavras, o 5G leva a mensagem e a Coreflux garante que ela faz sentido.

Qual a importância deste investimento?

Para a NOS, é mais uma aposta clara em transformar o 5G em inovação que sai do papel e entra na vida real da indústria pesada às smart cities. Para a Coreflux, é o impulso certo para escalar a ambição de construir a “trillion device network”, onde tudo comunica, reage e decide em tempo real. Se o futuro é hiperconectado, automatizado e inteligente, alguém tem de garantir que os dados não falam todos ao mesmo tempo.

CANTINHO DO EMPREENDEDORISMO

🧓 A AGILidades, a educar para a demência - O projeto Córtex School Bag, da spin-off AGILidades, do Politécnico de Leiria, venceu a 8.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro. Através de um livro infantil musicado, de um jogo de tabuleiro e de um guia para professores, este projeto tem o objetivo de educar para a demência e construir comunidades compassivas, promovendo ainda a 1.ª Rede de Escolas Amigas da Pessoa Idosa.

🚗 O BEN é português e já pode circular - O BEN, o primeiro carro elétrico fabricado em Portugal, já pode circular em toda a Europa. Desenvolvido no CEiiA, em Matosinhos, o BEN é pequeno, acessível e sustentável, com preço previsto a partir dos 8.000 euros e meta de produção de 20.000 unidades anuais em 2030. A produção em larga escala deverá começar em 2026.

RECOMENDAÇÃO

Boas práticas no uso de cartões de crédito

Até gostas do teu banco, mas sempre que te falam de cartões de crédito ficas a perceber cada vez menos?Então a nossa recomendação desta semana é para ti!

Para estrear a nova secção de Artigos no nosso website,  Krish Mohanlal, Manager no Departamento Financeiro da ISCAL Junior Business Solutions, reflete sobre boas práticas a ter no uso dos cartões de crédito, incluindo as suas vantagens e os cuidados necessários.

ABC DO DINHEIRO
Salário Mínimo

O salário mínimo é o valor mínimo de remuneração que um empregador é legalmente obrigado a pagar a um trabalhador por um período de trabalho. É fixado pelo Estado com o objetivo de proteger os trabalhadores, garantir rendimentos básicos e reduzir desigualdades. O valor do salário mínimo varia de país para país. Alguns países não têm salário mínimo nacional, enquanto outros o definem apenas por setor, profissão ou acordo coletivo, através de negociação entre sindicatos e empregadores. 

No adeus desta edição, relembramos investir em qualquer ativo financeiro não depende apenas da rentabilidade do ativo, mas também dos teus objetivos a curto e a longo prazo, e da tua situação pessoal.

Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!

Memes

Qualquer desculpa é boa para despejar estrume em edifícios governamentais!

As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).

As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos PSKY para a Paramount Skydance, TSLA para a Tesla, NFLX para a Netflix e SEM para a Semapa.

A nauta é uma newsletter semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.

Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.