27 de dezembro de 2025

Boa tarde, coisinha sexy!
Esta semana escrevemos sobre a aquisição mais cara da NVIDIA, sobre os riscos dos mercados para 2026, e sobre o sucesso dos metais preciosos.
Vamos lá!
PSI 1,25% | STOXX600 1,24% | S&P500 1,51% | NASDAQ 1,48% |
EUR/USD 0,078% | OURO 4,85% | CRUDE 1,84% | BITCOIN -1,27% |
NVDA 7,90% | TSLA -2,59% | PSKY 5,10% | SEM 31,26% |
Dados obtidos às 11:55 do dia 27 de dezembro de 2025. Definições no final da nauta.
MERCADOS FINANCEIROS
Praça do Comércio
A notícia mais importante da semana: em 2026 os mercados financeiros serão mais perigosos!
A nauta foi fundada no final de 2023. Desde então, o desempenho dos índices bolsistas foi magnífico (inclusive o português PSI).

Índice bolsista português, o PSI, ao longo dos últimos 5 anos.
Em 2025 houve um “pequeno” soluço, após Trump declarar novas tarifas para o mundo todo, em abril. Mas, como diz o grande filósofo Master Jake: era só jajão. Agora, estamos a uns dias do final do ano e os índices recuperaram das baboseiras geopolíticas de Trump.

O índice norte-americano S&P500 ao longo de 2025. Consegues ver quando Trump anunciou as suas tarifas ao mundo inteiro?
No entanto, a CMVM, reguladora portuguesa do mercado de capitais, avisa que 2026 poderá ser diferente. O contexto será semelhante a 2025: tensões geopolíticas, incertezas institucionais e reestruturações comerciais. Mas o próximo ano acrescenta novos riscos:
risco de mercado: ajustamento dos preços nos mercados financeiros, especialmente caso se confirme a bolha da Inteligência Artificial (IA);
risco de liquidez e de crédito: especificamente em contexto geopolítico e com possíveis impactos nos mercados financeiros;
risco operacional: a transformação digital do setor financeiro é cada vez mais uma realidade e as fintech estão na moda até em Portugal… porém os ciberataques também! Para além dos riscos operacionais digitais associados à cibersegurança (ou falta dela), também os riscos operacionais logísticos poderão ser relevantes, como ilustra o exemplo recente do Porto de Leixões.
Warner Bros. Discovery: um episódio por semana!
Temos acompanhado a novela da aquisição da Warner Bros. Discovery, dona da HBO, pela Netflix ou, hostilmente, pela Paramount e nem durante o Natal temos uma pausa nesta novela. Por agora, as propostas continuam iguais.
As novidades são relativas aos financiamentos para a aquisição:
do lado da Paramount: Larry Ellison, dono da Oracle e pai do CEO da Paramount, ofereceu uma garantia pessoal de cerca de 40 mil milhões de dólares para fortalecer a proposta do filho (uma bela prenda de Natal, há quem só receba meias);
do lado da Netflix: a empresa renegociou parte de uma dívida de 59 mil milhões de dólares, alcançando prazos (e termos) mais favoráveis para o pagamento da mesma.
Tensão geopolítica = metais no auge!
Em 2025, a bitcoin deixou de ser o ouro digital. O ouro continuou a ser o ouro físico. E a prata… juntou-se à festa!
As tensões geopolíticas fizeram os metais preciosos disparar de valor durante este ano. E, com a tensão à volta da Venezuela sem sinais de abrandar, os recordes continuam a ser batidos!
Bónus: no nosso retângulo a Semapa ($SEM) vendeu a Secil à espanhola Cementos Molins por 1,4 mil milhões de euros!
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A NVIDIA faz a sua maior aquisição de sempre!

Mas… será mesmo uma aquisição?
No dia de 24 de dezembro a indústria dos semicondutores teve uma bela prenda de Natal: a notícia que a NVIDIA iria “comprar” a Groq (não confundir com o Grok, a IA da xAI de Elon Musk) por 20 mil milhões de dólares.
Ora, de forma muito resumida, a Groq é uma startup norte-americana que fabrica chips (LPU, do inglês Language Processing Unit) para treinar modelos de IA, especificamente os modelos de linguagem natural como os ChatGPTs da vida.
Assim a suposta aquisição da NVIDIA mostra a sua renovada estratégia para competir com a Google: integração vertical!
Espera… suposta!?
Sim, é que o anúncio oficial da Groq foi um pouco diferente da notícia, mencionado um acordo “não-exclusivo de licenciamento da sua tecnologia” em vez de uma aquisição. O nosso estagiário conseguiu confirmação de que de facto houve um acordo de 20 mil milhões de dólares… mas as especificidades do acordo estão enevoadas em secretismo.
Foi mesmo uma aquisição ou antes uma contratação?
Por agora, não se sabe. O essencial é que se trata de mais um negócio estranho na indústria da Inteligência Artificial… e já se perdeu a conta!
ARTIGOS NATALÍCIOS
Bom Natal! A nauta preparou três artigos que combinam literacia financeira com aquele cheirinho natalício. É de ler e chorar por mais!
O negócio das árvores de Natal
A árvore de Natal é um símbolo da época natalícia. No entanto, quando estás a enfeitar a tua árvore ao som de Sabrina Carpenter, provavelmente não pensas no longo caminho que essa árvore levou para chegar até ti. Bónus: qual a opção mais sustentável: a árvore natural, ou a alternativa artificial?
O custo do Natal ao longo das décadas
Não, não é só impressão dos membros mais velhos da tua família: o Natal costumava ser mais barato! A inflação toma conta do nosso dia-a-dia, e a tua carteira sofre ainda mais que a tua barriga depois da consoada. Descobre quais os fatores que tornam o Natal cada mais mais caro.
Portugal e o vício dos jogos sociais
Sai uma raspadinha para a mesa quatro! Os portugueses estão cada vez mais viciados em apostar na sorte (ou no azar). O nosso estagiário - que não tem direito a férias de Natal - conta-te como a literacia financeira pode ajudar a combater o jogo excessivo.
Rapidinhas
A tarifa social da luz irá aumentar no próximo ano para 137 milhões de euros. Os produtores irão suportar 35% do custo e os comerciantes 65%.
A Agência para a Investigação e Inovação (AI2), resultante da fusão da FCT e da ANI, entrará em funcionamento a 1 de janeiro.
Em novembro, o valor mediano da avaliação bancária às casas foi de 2.060 euros por metro quadrado. É um novo máximo histórico.
Portugal registou um excedente orçamental de 2,1% do PIB até setembro, informou o INE.
O preço das casas aumentou 17,7% no terceiro trimestre, tendo sido transacionados 10,5 mil milhões de euros, segundo o INE.
A Caixa Geral de Depósitos vendeu a sua participação de 19% na Águas de Portugal por 375,51 milhões de euros à Parpública.
Este ano, a Lotaria Clássica do Natal alcançou o melhor resultado de vendas dos últimos 15 anos. As vendas atingiram 13,8 milhões de euros, aumentando 9,3% face a 2024.
As transferências bancárias ‘normais’ feitas desde 24 de dezembro só serão processadas no dia 29 de dezembro.
Os bancos de fomento nacionais e regionais da Europa prometem injetar 375 mil milhões de euros em habitação social, acessível e sustentável nos próximos três anos.
A Comissão Europeia já deu luz verde à reprogramação do Portugal 2030, garantido o cumprimento da regra da guilhotina e anulando o risco de Portugal perder os fundos.
NAUTA DA SEMANA
Hesty
A portuguesa Hesty lançou uma nova plataforma digital que quer tornar o investimento imobiliário mais acessível, transparente e alinhado com a era digital. Através de tecnologia blockchain, a startup criou um marketplace onde investidores podem participar em projetos imobiliários de forma simples, segura e sem a burocracia típica do setor.
O que é?
Fundada por Miguel Roquette Nascimento, a Hesty foca-se, numa primeira fase, em projetos de promoção imobiliária de apartamentos para moradias, desde que ofereçam boas rentabilidades com proteção para o investidor. A plataforma permite investir a partir de mil euros, acompanhar a performance dos projetos em tempo real e aceder a toda a documentação relevante antes de tomar decisões. Os investimentos podem ser feitos em euros ou em EURC, uma stablecoin regulada na União Europeia e indexada ao euro: cripto, mas sem emoções fortes.
Plano para o futuro
Atualmente 100% focada em Portugal, sobretudo em Lisboa, Porto e Algarve, a Hesty planeia expandir para outros mercados, começando por Espanha. Com a meta de alcançar mil utilizadores ativos no primeiro ano, a startup quer consolidar-se como uma referência na tokenização de ativos imobiliários, aliando tecnologia, segurança regulatória e mais liquidez num setor conhecido por ser tudo menos rápido.
CANTINHO DO EMPREENDEDORISMO
🩺 A Dermamatica, a rastrear cancro mais rápido - A Dermamatica é uma plataforma portuguesa que permite rastrear o cancro da pele de forma rápida e precisa a partir da fotografia de um sinal. As imagens são enviadas para análise especializada, permitindo uma avaliação precoce e eficiente graças à IA desenvolvida. A solução desenvolvida na Universidade Católica, aproxima médicos e doentes, reduz esperas e pode salvar vidas ao detetar lesões suspeitas mais cedo.
🌾 O CERTRA, a recuperar os cereais tradicionais - O Instituto Politécnico de Bragança está a liderar um projeto para recuperar a produção de cereais tradicionais, como o Trigo Barbela, um cereal biológico, rico em fibras e mais benéfico para a saúde. Financiado pelo PRR, o projeto CERTRA reforça a agricultura local e sustentável, envolvendo toda a cadeia de valor: do produtor ao consumidor, passando pela transformação e panificação
RECOMENDAÇÃO
Trocar o Aixam do tio Zé por um elétrico? Eis como funcionam os novos cheques
Se andar de elétrico te faz sonhar com menos visitas à bomba e mais passeios à costa, ou então queres um fortemobile mais jeitoso que o Aixam GTI do tio José que só anda a descer, esta medida pode ser quase como encontrar uma tasca aberta depois da praia. O Governo vai disponibilizar cheques para ajudar a comprar carros 100% elétricos, bicicletas, bicicletas de carga e até carregadores, com valores até 4.000 € ou mais, dependendo do veículo e até retroativos para compras desde 1 de janeiro de 2026. Antes de começares a fazer contas de cabeça, lê o artigo para saber quem pode candidatar-se, até quando, quais os limites de preço e o que tens de fazer para garantir o apoio.
ABC DO DINHEIRO
Stablecoin
Uma stablecoin (do inglês moeda estável) é um tipo de criptomoeda concebida para manter um valor estável relativo a outro tipo de ativo, geralmente uma moeda fiduciária (ex.: dólar ou euro). O objetivo de uma stablecoin é reduzir a volatilidade típica das criptomoedas. A estabilidade é conseguida através do uso de reservas de moedas fiduciárias, ou por mim de algoritmos que simulam a procura e a oferta. Ainda assim, muitas stablecoins não têm conseguido manter o seu valor relativo. As stablecoins são usadas em pagamentos digitais, transferências rápidas e como meio de proteção contra flutuações de mercado.
No adeus desta edição desejamos uma feliz passagem de ano para 2026. Que seja um ano próspero para ti e para a tua carteira! Na próxima edição, para começar o ano com o pé direito, será anunciada a personalidade deste ano!
Qualquer feedback construtivo é muito bem vindo em
[email protected]!
Memes


As cotações apresentam os resultados semanais dos ativos referenciados. As quatro primeiras são índices que combinam os desempenhos de conjuntos de empresas. O PSI é o índice português, o STOXX600 é o índice das 600 maiores empresas europeias, o S&P500 e o NASDAQ são ambos dos EUA. As seguintes quatro são mercadorias e moedas. EUR/USD é o câmbio entre o euro e o dólar americano, ouro e crude dizem respeito aos contratos contínuos de ambos, e bitcoin é a mais popular criptomoeda (em euros).
As quatro últimas são ações de empresas que tiveram desempenhos notáveis durante a semana. Nesta semana temos NVDA para a NVIDIA, TSLA para a Tesla, PSKY para a Paramount Skydance e SEM para a Semapa.
A nauta é uma newsletter semanal sobre a atualidade económica, financeira e empresarial, escrita em língua portuguesa. Não é jornalismo nem consultoria financeira, mas uma oportunidade para aprofundares os teus conhecimentos nestes temas e acompanhares o essencial do mundo dos negócios e mercados financeiros.
Escrita por João Ornelas Raínho, Mário de Pinto Balsemão e Nuno Martins,
com a colaboração de Cristina Berenguer.




